Ufes promove acolhida virtual para novos estudantes

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus, a Ufes manteve o tradicional evento de recepção de calouros, dessa vez, de forma remota.

Por Leonardo Miranda

A acolhida e recepção aos estudantes do semestre letivo especial 2020/2 denominada #VemSerUfes aconteceu nesta terça-feira (03), no canal oficial da Ufes no Youtube. O evento foi realizado em parceria da Administração Central com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e, com quase duas horas de duração, contou com a presença de importantes representantes da Universidade. Além de apresentarem as rotinas estudantis, destacaram-se os desafios impostos à comunidade acadêmica devido a pandemia do coronavírus.

A equipe da Universidade debateu sobre os programas de assistência estudantil e a rotina acadêmica.

A abertura do evento contou com a exibição de um vídeo institucional que
apresentou a história, atividades e objetivos da Universidade. Em seguida, o reitor Paulo Sérgio de Paula Vargas deu boas vindas aos novos estudantes e destacou as soluções encontradas pela Ufes para manter as atividades durante a pandemia, como o Programa Emergencial de Inclusão Social, o Portal de Tecnologias Educacionais, novas funcionalidades para o Sistema Integrado de Bibliotecas, produção de tutoriais para a comunidade acadêmica, potencialização das mídias sociais da Ufes, e os eventos acadêmicos e científicos em formato remoto.

O reitor ainda enfatizou que a Ufes tem se mantido sempre informada sobre as condições sanitárias em relação à pandemia. “Temos desenvolvido um grande esforço para enfrentar os impactos da pandemia e manter as nossas atividades acadêmicas e administrativas”, disse. O vice-reitor Roney Pignaton complementou afirmando que o maior desafio tem sido a virtualização do ambiente acadêmico.

Destacando a importância da assistência estudantil para os universitários, o
Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Henrique Araújo Forde comentou sobre o edital de Auxílio Inclusão e Acessibilidade Digital Emergencial, uma das principais ações da Ufes durante a pandemia. O edital visa ajudar os estudantes com dificuldade de acesso ao ensino remoto, através de auxílio internet, auxílio equipamento e auxílio financeiro.

A segunda e última parte do evento contou com representantes da Pró Reitoria de Graduação (Prograd) que explicaram um pouco sobre as rotinas acadêmicas e a vida universitária.