Coluna “Muro das lamentações do Earte”

por Cecilia Miliorelli / Edição Andrezza Steck

Este é um espaço exclusivo para dar visibilidade às queixas mais frequentes dos estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo acerca do semestre especial de 2020 e do ensino remoto. As histórias aqui contadas são selecionadas diretamente do Twitter e abordam as dificuldades e desafios enfrentados pelos alunos de forma bem-humorada, mas sem deixar de lado a crítica presente nas narrativas

Contagem regressiva para o fim do semestre

A adoção do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) tem sido motivo de desespero por parte de alunos e professores nas últimas semanas. No entanto, o iminente fim do ano traz com ele a perspectiva de encerramento do semestre especial. Assim, as expectativas para a reta final do ensino remoto neste ano apareceram também nas redes sociais, sobretudo no Twitter.

A ansiedade para o fim de 2020 é muito grande. Por isso, muitos foram os tweets que refletem o sentimento geral dos alunos nessa altura do campeonato. O Universo Ufes fez uma compilação dos melhores comentários sobre esse assunto que, na última semana, foi destaque nessa rede social. Prontos para mais um show de horrores?

Fique por dentro do que os alunos estão pensando sobre o fim do semestre especial!

O mês de novembro está acabando e junto com ele o semestre mais incomum da história da Ufes. Quem diria que mal acabado o período de cancelamento de disciplinas já teríamos a perspectiva do fim de ano, hein… Nessa reta final, até o @MagiasUFES está fazendo uma contagem regressiva para o fim do ano, provando mais uma vez que ninguém aguenta mais.

Se depender da @KNay57247266, a avaliação do Earte não vai ser muito boa…É notável o sentimento de raiva e indignação da aluna, que avalia como péssimo o aproveitamento do semestre. Mas, calma amiga, falta pouca coisa para finalizarmos essa etapa e esperarmos as boas novas de 2021. Quando for publicada alguma pesquisa para avaliação do ensino remoto, contamos com a sua participação

Já a @gisele_arantes utilizou uma belíssima metáfora para exemplificar como se sente com as atividades acumuladas no final do semestre. A gente sabe que mesmo você não sendo o Hércules, também tem trabalhado muito e tem realizado tarefas impossíveis.

É de conhecimento geral que as atividades assíncronas estão sobrecarregando os alunos, Gisele. Mas calma, só mais um pouco de paciência e tudo terá acabado. Além disso, é provável que os professores também se percam nas inúmeras correções que devem fazer…Todos lutando para sobreviver ao Earte.

Para finalizar, a @LethiciaVerli fez uma análise muito boa sobre como é o cansaço de assistir às aulas online. Assim como na maratona, alguns obstáculos exigem muito do competidor que precisa completar o circuito no tempo adequado. Mas, para o bem de todos, o tempo do Earte 2020 está acabando e mesmo que tenhamos dúvidas sobre 2021, para o estudante, qualquer descanso vai ser muito bem aproveitado. Força, guerreira!