
Edézio Peterle – Nos dias 1, 2 e 3 de agosto, o distrito de Araguaia, em Marechal Floriano, irá reviver a memória dos imigrantes italianos através da música, da culinária, do folclore e da fé. A Associação de Moradores realiza, nestes três dias, o VII Encontro da Cultura Italiana, que tem como objetivo principal o resgaste da cultura herdada dos antepassados.
A programação é composta por shows musicais, apresentações de grupos de dança folclórica, jogos, caminhada, celebrações religiosas e cantarola italiana. Além disso, a polenta, o macarrão, o capeletti e o vinho farão a alegria dos apreciadores da culinária italiana.
A caminhada “Picada do Nonno” é uma atração ímpar na programação da festa. Em um trajeto de 24 km os caminhantes refazem o percurso dos italianos, que seguiram a pé do município de Alfredo Chaves até o distrito de Araguaia, no final do século XIX, em busca dos lotes de terra demarcados pelo Governo.

Os grupos de dança italiana de Araguaia se apresentarão nos três dias de festa, propiciando ao público uma viagem ao folclore italiano através das tarantelas e manfrinas, danças típicas da região sul e norte da Itália, respectivamente. Dividos em três categorias, os grupos folclóricos Granelli dei Monti, Piccolli Granelli e Piccinini dei Monti, são formados por crianças, jovens e adultos, que exercem um papel fundamental na preservação da identidade cultural do distrito.
Além das danças, a alegria da música italiana ficará por conta das bandas Gioco di Mora, de Alfredo Chaves, e Toni Boni, de Venda Nova do Imigrante, que se apresentam no sábado (02) e no domingo (03), respectivamente. Durante todo o final de semana os turistas poderão visitar a Casa do Nonno. Uma construção feita de “estuque”, à base de barro e madeira, que foi mobiliada com objetos do tempo da imigração.

Confira a programação:
Sexta-feira (01/08)
19h – Missa na Igreja de São Miguel Arcanjo
20h – Abertura / Show Pirotécnico
20h30 – Apresentação do Coral Píu Bello
21h – Apresentação do Grupo Piccoli Granelli
21h30- Show da dupla Gioco di Mora
00h – Encerramento
Sábado (02/08)
07h – Saída para a “Picada do Nonno”, de Alfredo Chaves
11h – Abertura das barracas de bebidas e alimentação
12h- Chegada e recepção dos Caminhantes
14h – Início do Torneio de Cinquilho
16h30 – Cantarola na Casa do Nonno
18h30 – Desfile Bambini de Araguaia
20h – Apresentação do Grupo Folclórico Granelli dei Monti
21h – Show da banda Italiana Gioco di Mora de Alfredo Chaves
23h – Show da banda Mania Sertaneja
Domingo (03/08)
10h – Celebração da Palavra na Igreja de São Miguel Arcanjo
11h – Abertura das barracas de bebidas e alimentação
11h30 – Apresentação do Grupo di Ballo Saltarello
12h – Show com Mirano Schuler
13h – Torneio de Bisca
14h – Desfile histórico-cultural
15h – Apresentação do Grupo Piccinini dei Monti
15h30- Apresentação do Grupo di Ballo Nova Trento
16h – Show com a banda Toni Boni, de Venda Nova do Imigrante
18h – Show da banda Mania Sertaneja