A cidade de Luanda

Share Button

Neusa Afonso e Patrícia  Fernandes* – Luanda (antigamente Loanda) é a capital e a maior cidade de Angola. Localizada na costa do Oceano Atlântico, é também o principal porto e centro econômico do país. Foi fundada em 25 de Janeiro de 1576 pelo fidalgo e explorador português Paulo Dias de Novais, sob o nome de São Paulo da Assunção de Loanda. Conta com uma população de aproximadamente 5 milhões de habitantes, o que a torna a terceira mais populosa cidade lusófona do mundo, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, e, efetivamente, a mais populosa capital nacional lusófona do mundo, à frente das demais, incluindo Maputo, Brasília e Lisboa.

Dos muitos atrativos que Luanda tem para oferecer podemos encontrar inúmeros pontos turísticos. Entre eles vamos destacar alguns que ninguém deve deixar de ir visitar. Temos uma cidade maravilhosa, e há muitos dos nossos “kaluandas” que não conhecem muitas das beleza pelas quais estão rodeados.

Muitos luandenses expressam as suas religiosidades nos mais diversos templos da cidade. Religiosos participam de muitas atividades que as igrejas organizam. A igreja Nossa Senhora dos Remédios que foi fundada em 1679 é a atual Sé de Luanda, encanta pelas frondosas palmeiras e pelas torres gêmeas que enobrecem a fachada..

Um dos mais belos cartões-postais de Luanda é a avenida 4 de Fevereiro, conhecida simplesmente como “marginal”. Esta exibe o contraste entre a beleza natural da baía de Luanda e os edifícios agora supermodernos ao seu redor, que ficam espelhados na beleza das águas.

Museu da Escravatura
Museu da Escravatura

O museu da escravatura é uma das instituições mais destacadas do país. Foi criado com o objetivo de informar sobre a gênese da essência da história da escravatura em Angola. A capela da casa grande é de grande representatividade histórica, pois era o lugar onde os escravos eram batizados antes de embarcarem nos navios negreiros que os levavam para as colônias.

Fortaleza de São Miguel
Fortaleza de São Miguel

No início da marginal está a fortaleza de São Miguel, que abriga o grande Museu Central das Forças Armadas. Mas Luanda tem muitos outros museus, como o de História Natural que é uma instituição pública cultural com a responsabilidade de conservar o patrimônio histórico-cultural do país. O museu de Antropologia, outra parte da nossa cultura, coleciona maioritariamente os objetos etnográficos da história das várias províncias do nosso país. O museu tem mais de 6 mil objetos das principais atividades do povo angolano.

No fim da tarde, Luanda ferve com a chegada da noite quente. Alegres e descontraídos os luandenses divertem-se imensamente ao ritmo quente da noite que os mais badalados bares e clubes lhes proporcionam com o sabor da música tocada pelos ilustres DJ´s da nossa capital.

Praias maravilhosas rodeiam o centro da cidade. Na sua extensão encontramos dezenas de restaurantes para todos os gostos. Bares e discotecas complementam o cardápio da ilha de Luanda. De dia, o sol aquece e bronzeia, de noite a lua ferve e leva-nos às mais badaladas noitadas.

Quedas de Kalandula
Quedas de Kalandula

O Parque da Kissama conta com um estabelecimento para visitantes junto ao rio Kwanza. Quem por lá passar pode entreter-se com um mini safari oferecido pela casa, pesca, passeio a cavalo, um ótimo atendimento e uma comida maravilhosa.

Praia de Cabo Ledo: são praias  quase desertas, apenas a 160 Km ao sul de Luanda. Esta região conta com alojamentos de qualidade e para todos os bolsos. A maior parte dos seus restaurantes tem um cardápio especializado com produtos do mar.

Miradouro da Lua: situado ao sul de Luanda, junto às praias das Palmeiras, tem uma vista encantadora que maravilha casais e visitantes há centenas de anos.

Ilha do Mussulo: situada do outro lado da Baía de Luanda com a sua areia douradas e águas tranquilas faz os seus visitantes não quererem sair de lá. É muito encantadora e boa para passar um final de semana. Além dos bons restaurantes que lá existem, a ilha também é boa para quem gosta de surfar.

Luanda é uma cidade muito linda, boa para quem gosta de uma bela diversão, e também para quem aprecia uma bela tarde de sol. Ela nos oferece muita coisa maravilhosa. Essas são apenas algumas das maravilhas que a nossa cidade possui.

(*as repórteres são de Luanda e fazem graduação na Ufes)

Deixe um comentário