Você já conhece a Ouvidoria do DCE?

[h4]Criada em dezembro de 2013, a Ouvidoria do DCE recebe demandas da comunidade acadêmica da Ufes[/h4]

(Jéssica Rebel e Samylla Andreão) Uma instituição pública instaura a Ouvidoria a fim de ter um canal de comunicação diretamente com o público, para ouvir suas reclamações, denúncias, elogios, etc.

Visando facilitar a comunicação da Ufes com seus alunos, o Diretório Central Acadêmico lançou, em dezembro de 2013, a Ouvidoria do DCE. O órgão atua fazendo a ponte entre discentes e administração, recebendo, principalmente, demandas de informação.

Weslley Vitor, ouvidor do DCE, afirma que a maioria das demandas é referente a dúvidas dos alunos sobre determinados trâmites da universidade. “A Ouvidoria Estudantil funciona para atender o estudante, internamente. A ideia é trazer um pouco do cotidiano do estudante na universidade e atender demandas diretamente relacionadas a pesquisa, ensino e extensão”, informa.

O ouvidor estudantil destaca ainda a importância da criação do órgão para a comunidade acadêmica. “Querendo ou não, há um distanciamento muito grande dos estudantes com a Ouvidoria da Ufes. A ideia também é fazer o estudante entender os mecanismos de uma ouvidoria e saber que ele deve utilizá-la. Muitos ainda temem que o órgão da universidade não dê créditos às suas reclamações, então a Ouvidoria Estudantil acaba sendo um outro caminho para esse estudante. O DCE ainda consegue cobrar da ouvidoria da Ufes para que as demandas sejam resolvidas mais rapidamente e acompanha os processos em trâmite que envolvam alunos.”, salienta.

Para fazer sua denúncia, reclamação, elogio ou dúvidas, basta preencher o formulário disponível no site http://www.dce.alunos.ufes.br/ouvidoria-estudantil.