Kitesurf invade as praias capixabas

[h4]A prática do kitesurf depende exclusivamente das condições do vento e por isso é também uma opção de lazer para os dias nublados ou com pouco sol  [/h4]

(Ingrid Bastos) Kitesurf ou Flysurf é um esporte relativamente novo que passa por  um momento de grande popularidade e crescente prática no Brasil e no mundo. Praticado há mais de 10 anos no Estado, requer uma espécie de prancha de windsurf e um pequeno parapente (pipa) que possibilita velocidade e muitas manobras no ar.

Vitória é um dos destinos procurados pelos amantes do Kitesurf. A capital já recebeu várias etapas de campeonatos e, recentemente, reuniu cerca de 100 atletas de todo o Espírito Santo na 2ª Arribada Solidária. O evento teve o objetivo de reunir os amantes do esporte e também de arrecadar alimentos para a Apae. Com um percurso desafiador, eles saíram da Praia de Camburi e chegaram até Itaparica, colorindo o céu da região.

301868_10200339830803120_1461865901_nApesar de poder ser praticado por pessoas de várias idades, o kitesurf exige certa dose de coragem, além de concentração e preparo físico. O instrutor Renato José Pires explica que a atividade precisa de vento e mar. “E muito vento só acontece com muito calor, com o vento Nordeste, ou com muito frio, por causa do vento Sul”, esclarece Renato.

Para quem quer aproveitar as forças da natureza de uma forma diferente, é essencial o acompanhamento de um instrutor e equipamento de qualidade. Na Grande Vitória, existem algumas escolas de Kitesurf. As aulas variam de R$ 1000,00 a R$ 2000,00 com equipamento incluído. O curso completo tem uma carga horária de 8 a 10h.

Equipamento

Kite (pipa), prancha, barra de controle e linhas de voo. Esses são os itens necessários para a prática do esporte. A pipa tem uma tecnologia especial para poder ser usada com facilidade por qualquer pessoa, e, ao mesmo tempo, voar com eficiência e poder redecolar se cair na água. É feito com o mesmo tecido usado em pára-quedas e tem uma estrutura inflável para maior rigidez e flutuação.

Já a prancha é parecida com uma de surf e windsurfe, alguns modelos lembram um wakeboard, porém é construída com materiais mais fortes para aguentar a pressão da água. A barra de controle mede 90 cm e é responsável por direcionar e ajustar a potência da pipa. Por último, as linhas ligam o kite ao surfista, sendo três os tipos, com diferentes funções. As principais são chamadas de Kevlar e sua função é de controlar a pipa. Para isso são extremamente resistentes e têm pouca elasticidade. A linha de voo liga a barra de controle ao kite, e mede 30 metros, aproximadamente.

Onde aprender

Espírito Santo Kitesurf