ES receberá três centros de desenvolvimento de tecnologia e inovação

[h4]Saiba quais são os próximos investimentos que fomentarão o setor de CT&I no Estado[/h4]

(Vanessa Ferrari) O Espírito Santo está prestes a receber investimentos e ações que fomentarão o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação e potencializarão o mercado estadual. Até o final de 2014 serão instalados três Polos de Inovação Tecnológica, um Parque Tecnológico e um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. As futuras instalações têm o objetivo de tornar o Espírito Santo criador e desenvolvedor de projetos voltados para o setor de tecnologia. São investimentos que movimentam órgãos dos governos municipais, estadual e federal, empresas privadas e instituições e que são importantes instrumentos de impulso para a economia estadual.

O Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Pela, disse que o Espírito Santo está entrando numa nova fase. “Essas instalações beneficiarão as empresas de base tecnológica e, consequentemente, estudiosos, inventores e empreendedores. É uma nova fase que o Estado entrou e que, daqui em diante, só tem a investir, produzir e beneficiar cada vez mais o setor de CT&I.”

Polos de Inovação Tecnológica

No começo do ano foi assinado o protocolo de intenções em conjunto com os parceiros públicos e privados do projeto de implantação dos Polos de Inovação Tecnológica. Eles serão instalados nos municípios da Serra e Vila Velha e destinados à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).  O processo está em andamento e a previsão é de que as pesquisas se iniciam até o final de 2014.

Polo Serra - Frente (1)
Projeto do Polo de Inovação tecnológico que será implantado na Serra e Vila Velha

Na Serra serão implantados dois polos: um com foco em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Eletrônica e Metalomecânica e outro em Petróleo e Gás. O primeiro congrega empresas locais de tecnologia como a Geocontrol, Vixteam e Piracema e será localizado na Rodovia do Contorno, no bairro de Carapina. O segundo atenderá as demandas de empresas petrolíferas, prestadoras de serviço e estaleiros que possuam projetos em fase pré-competitiva. Este será localizado no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O Polo de Vila Velha será focado em Biotecnologia e Química Fina para aplicações em fármacos. Localizado às margens da Rodovia Darly Santos, o polo ficará dentro de uma área do Estado pertencente à Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin).

Parque Tecnológico

PArque Tecnológico
O Parque Tecnológico terá cerca de 300 mil m²

Destinados a empresas de CT&I e voltado para pesquisa aplicada em diversas áreas, será implantado em Vitória, no bairro de Goiabeiras, o Parque Tecnológico. O espaço tem o objetivo de reunir num mesmo local empresas do setor e assim facilitar os investimentos e ações no Estado. Serão instalados cerca de 12 instituições entre órgãos de governo municipais, estadual e federal, institutos de pesquisa e incubadoras.

Em novembro de 2013 foram estregues ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação os projetos básicos que possibilitam dar início ao processo licitatório para a construção do Parque Tecnológico. O empreendimento, ainda sem data para começar  sua implantação, prevê investimentos também da Prefeitura de Vitória, do governo do Estado e da inciativa privada. A expectativa é de que as obras durem dois anos.

Centro de Pesquisa e Inovação e Desenvolvimento

Está em desenvolvimento o projeto do primeiro Centro de Pesquisa e Inovação e Desenvolvimento (CPID), que será destinado à realização de pesquisas e projetos tecnológicos com foco nas áreas de Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos de Indústria Básica (TIB) e da informação. A previsão de conclusão do prédio que abrigará o Centro é o segundo semestre de 2014. Ele será localizado no município de Cariacica, em uma área cedida pela Vale. O projeto é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) com a Agência Brasileira de Inovação (FINEP).

Imagem1
O CPID será instalado em Cariacica