Festa da Penha reúne milhares de fiéis

Share Button

(Karla Danielle Secatto e Lila Nascimento)

Em 2013, a Festa de Nossa Senhora da Penha chegou à edição 443, demonstrando que já faz parte da vida dos capixabas. A Festa, que é a maior manifestação religiosa do Espírito Santo e uma das maiores do país, foi celebrada pela primeira vez em 30 de abril de 1570 pelo Frei Pedro Palácios. Além da famosa romaria dos homens, há também a romaria das mulheres, dos deficientes, entre outras procissões. O tema dos festejos deste ano foi “Com Maria, dizer sim, eu creio!”

Muito se engana quem pensa que os jovens não se envolvem nos festejos católicos. O estudante da Ufes Rômulo Rosa voltou a participar da Romaria dos Homens este ano. “Eu gosto de ir simplesmente porque me faz bem. É bom você estar ao lado de pessoas que manifestam sua fé. Admiro também as pessoas que mesmo com deficiência física estão lá participando, superando as dificuldades. É um bom momento para realizar um ‘retiro espiritual’ durante a caminhada”, acredita.

A aposentada Tania Aparecida do Nascimento é uma das fiéis que vai todos os anos agradecer pelo milagre recebido há mais de 20 anos. “Durante a minha gravidez, tive rubéola. Todos disseram para eu abortar, mas fiz uma promessa para o meu filho nascer saudável. E graças a Deus e à Nossa Senhora ele não teve problema nenhum. Todo ano venho agradecer por isso e por todas as outras bênçãos”, disse.

A dona de casa Marta Maria de Souza compareceu pela primeira vez à Festa. “O clima é maravilhoso, todo mundo está aqui pela mesma razão. Não há confusão, nem brigas e a festa está linda! Com certeza vou voltar no ano que vem”, afirma.

A missa de encerramento foi realizada na Prainha, em Vila Velha, com a subida da imagem de Nossa Senhora da Penha até o Convento e contou com shows dos “Cantores de Deus” e de Eliana Ribeiro. A Festa, que atraiu milhares de fiéis de todos as partes do país, é realizada todos os anos oito dias após o domingo de Páscoa.

Deixe um comentário