‘Entreturnos’ mostra cotidiano de comunidades da Grande Vitória

Share Button

(Ayanne Karoline, Juliana Borges e Thaynara Lebarchi)

Ainda em fase de montagem, o longa “Entreturnos”, primeiro filme do diretor capixaba Edson Ferreira, promete levar a realidade da periferia capixaba para as telonas de todo o Brasil. Com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2013, o filme conta com elenco de peso, como Milhem Cortaz (Tropa de Elite), Luis Miranda (Meu Nome não é Johnny), Paulo Roque (O Homem do Futuro), Guti Fraga (Cidade de Deus) e Janaína Kremer (O Homem que Copiava).

A estória se desenrola nas cidades de Vitória e Vila Velha, região Metropolitana do Espírito Santo. Beto (Paulo Roque), um cobrador de ônibus, é casado com Gilda (Janaína Kremer). O casal tem dificuldades para ter um filho. Em meio ao estresse do trabalho e da vida em casa, Beto começa a se aproximar de Leia (Lorena Lima), dona de um bar frequentado por ele. Com a chegada de Valcir (Luis Miranda), amigo dela, forma-se um triângulo amoroso que resulta na gravidez de Leia. Um acontecimento inesperado transformará a vida de todos.

Cena do filme "Entreturnos" (Foto: Louise Gripp)
Cena do filme “Entreturnos” mostra crise entre o casal Beto e Gilda. (Foto: Louise Gripp)

De acordo com o diretor, o processo de montagem começou no início de fevereiro e deve durar três meses, seguindo depois para a finalização. “Meus roteiros partem sempre de observações do cotidiano. Ando muito de ônibus e comecei a perceber como motoristas e cobradores lidam com centenas de pessoas de diferentes classes sociais todos os dias. O mesmo vale para as caixas de supermercado. São personagens que parecem não ter muito a dizer, e que, por conta disso, carregam uma certa invisibilidade perante a coletividade, mas que, na verdade, são extremamente ricos, pois catalisam diferentes forças sociais, provocam reações e, assim, mudanças. Procuro dar voz a eles”, disse.

Terminais de ônibus e bares foram usados como locação para as principais cenas do filme, lugares do cotidiano de muitos capixabas. As próprias comunidades puderam entrar na estória, seja como espectadores das gravações, seja como figurantes.

Em circuito comercial, o filme será lançado nos principais cinemas de todo o Brasil. “O lançamento será feito nas redes Cinemark, além de exibições nos cines Metrópolis e Jardins, em Vitória. Em 2014, será a vez do Canal Brasil e da Rede Telecine. Uma vez que ainda encontra-se em fase de montagem, ainda não é possível precisar a duração, mas será em torno de 90 minutos”, contou o diretor.

Quem faz o filme
A direção ficou por conta de Edson Ferreira, que também é o roteirista do longa, ao lado de André Félix. O elenco ainda conta com a participação especial da atriz e poetisa capixaba Elisa Lucinda e do ator Guti Fraga, que, recentemente, atuou em Suburbia e é criador do ‘Nós do Morro’, grupo que revelou vários talentos do Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro.

O roteiro foi contemplado no edital de longa-metragem de ficção da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) em 2011, que concedeu R$ 500 mil para a realização do filme, produzido pela Patuleia Filmes e Canal Brasil.

Cena do filme "Entreturnos" no Bar da Leia (Foto: Louise Gripp)
Cena do filme “Entreturnos” no Bar da Leia. (Foto: Louise Gripp)

Elenco principal
Paulo Roque
Lorena Lima
Luis Miranda
Janaína Kremer
Milhem Cortaz
Markus Konká
Elisa Lucinda
Guti fraga
Fabíola Buzim
Tayana Dantas.

Equipe técnica
Roteiro – Edson Ferreira e André Félix
1º Assistente de Direção – Alexandre Serafini
2º Assistente de Direção – André Félix
Produção Executiva – João Moraes
Direção de Produção – Bob Redins
Fotografia – André Lavaquial
1º Assistente de Fotografia – Leo Gonzaga
2º Assistente de Fotografia – Pedro Monteiro
Som Direto – Glaydson Mendes
Microfonista – Greco Nogueira
Arte – Joyce Castello
Figurinos – Harrison Medeiros
Maquiagem – Royce Luckessy
Preparação de Elenco – Guti Fraga
Still – Louise Gripp
Trilha Sonora – Beto Dourah.

Deixe um comentário