Museu da Ufes em debate

(Karla Secatto e Lila Nascimento)

Nos dias 05 e 06 de março de 2013, a Universidade Federal do Espírito Santo realizará o seminário. “O Museu na Universidade: arte, academia e cidade”. O evento tem como objetivo contribuir para uma reflexão sobre os museus universitários no Brasil, além de iniciar o processo de concepção, definição e constituição de um museu de arte na Ufes.

O seminário será realizado no Cine Metrópolis, entre 9 horas e 18 horas, e contará com a presença de palestrantes do Brasil e do exterior, do reitor da Ufes, professor Reinaldo Centoducatte, e de representantes dos governos federal, estadual e municipal. As inscrições, gratuitas e abertas à comunidade, podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro por meio do blog Seminário Museu na Universidade.

Serão dois dias de trabalho com conferências e palestras com base nos eixos temáticos “Arte: criação e pesquisa”, “Academia: pesquisa e memória” e “Cidade: memória e liberdade”. Também serão apresentadas e discutidas diversas concepções de museus e suas formas de gestão, aspectos conceituais e funcionais, além das relações entre cultura, arte educação e cidade.

“Queremos iniciar um debate sobre a criação de um museu na Ufes dedicado às artes visuais e a revitalização de seus espaços dedicados ao apoio ao ensino, à pesquisa e à difusão das artes e da cultura, envolvendo professores, estudantes, pesquisadores, técnicos-administrativos, produtores culturais, empresários e profissionais da área”, afirmou a Superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis.

Ainda de acordo com a Superintendente, desde os anos 70 a ideia de ter um espaço dedicado às artes visuais está colocada para a comunidade universitária. Esse anseio resultou na criação de duas galerias de arte, a Galeria Espaço Universitário, sob coordenação da Superintendência de Cultura e Comunicação, e a Galeria de Arte e Pesquisa, sob direção do Centro de Artes.

As atividades de ensino de artes na Ufes e das duas galerias  acabaram por legar um importante acervo de obras que fazem parte da produção artística contemporânea se encontram em reserva nas duas galerias e em salas administrativas da Ufes. A preocupação agora é dar um passo adiante e construir um espaço condizente com a qualidade do acervo da Ufes colocando-o à disposição  do público e transformando-o num ativo de conhecimento, pesquisa e educação, informou a profa. Ruth Reis.

Entre os profissionais que vão participar do evento estão o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Júnior; o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Custódio; o curador e coordenador executivo da Comissão Instaladora do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Delfim Sardo; a historiadora, crítica de arte e diretora do Museo de la Universidad de Tres de Febrero (Buenos Aires), Diana Wechsler; o Curador Chefe do MAM/RJ e Professor da PUC-RJ, Luiz Camillo Osório, Luiz Guilherme Vergara, Coordenador do Núcleo Experimental de Educação e Arte – MAM RJ); Raquel Santos, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo da Universidade Federal de Pelotas, Diana Wechsler Subdirectora del MUNTREF/investigación-curaduría do Museo de la Universidad Nacional de Tres de Febrero, Arianna Vanrell Vellosillo, Conservadora e Restauradora do Museo Reina Sofía, Espanha.

Também participarão a professora Almerida da Silva Lopes líder dos Grupo de Estudos Pesquisas Teóricas em Arte e Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea da UFES; Valeria Picolli, Curadora Chefe da Pinacoteca do Estado de São Paulo], Eneida Braga Rocha de Lemos, Diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus; Fernando Mendes Pessoa, professor da Universidade Federal do Espírito Santo e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale; Cristina Freire, vice-diretora MAC-USP; Gilca Flores de Medeiros, professora Assistente do Departamento de Artes Visuais – Centro de Artes, da Universidade Federal do Espírito Santo; Moema Lúcia Martins Rebouças Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES e José Aparecido Cirillo, Pró-reitor de Extensão da UFES e Presidente da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética.

Seminário “Museu na Universidade: arte, academia e cidade”

05 e 06 de março de 2013

A partir das 09 horas