Brenda da Fonseca
Em uma sociedade em constante busca por inclusão e igualdade, indivíduos inspiradores emergem, rompendo barreiras e empoderando comunidades inteiras. Rafael Monteiro da Silva, um carismático professor de 40 anos, é um desses indivíduos que dedicam sua vida a dar voz à comunidade surda através de duas poderosas formas de expressão: a interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a ilustração e obras literárias.
Nascido na cidade de Vitória, Espírito Santo, Rafael descobriu sua paixão pela Libras desde criança. Sempre teve gosto pela arte e até alguns desenhos publicados no extinto jornal infantil A Gazetinha. Quando cresceu, Rafael teve uma banda sem nome e nem logomarca, então se arriscou e fez uma identidade visual pela primeira vez. Deu certo e o gosto só aumentou pela modalidade. O professor já fez arte em diversas áreas, desde bandas até empresas. Fascinado pela linguagem visual e pela comunicação não verbal, ele se formou em pedagogia, fez pós-graduação em libras, segunda graduação em português e inglês e terminou o mestrado recentemente. Especializado como intérprete de Libras, se tornou um defensor dos direitos e da inclusão das pessoas surdas.
Em 2017, começou sua jornada acadêmica como professor bilíngue de surdos pela Secretaria de Educação (Sedu) , preocupado em como andava a educação de crianças surdas, ele foi pessoalmente descobrir e investigar esse processo de interação direta com o aluno surdo. A partir daí, ganhou gosto por lecionar iniciando mais tarde a migração de área.. Além de sua atuação intensa como professor na Ufes e na UFRJ, ele tenta sempre continuar desenhando, mesmo com a carga horária em sala de aula bem puxada. Rafael sempre tem alguns serviços ligados a essa área e recentemente está se aventurando para escrever e ilustrar um livro autoral voltado para crianças surdas.
Rafael encontrou uma forma única de conectar-se com a comunidade surda. Utilizando sua habilidade para a ilustração, ele dá vida às obras literárias tornando-as acessíveis aos surdos por meio de imagens expressivas e vibrantes. Seu objetivo é proporcionar uma experiência de leitura mais rica e significativa, abrindo portas para a imaginação e o conhecimento para aqueles que não têm acesso pleno à linguagem escrita. Ao concluir o mestrado em novembro de 2022, o produto para a sociedade que ele desenvolveu foi a tradução e adaptação de seis livros para o modelo de VideoBook. O intérprete construiu o site, um canal do YouTube e uma página do Instagram com o nome de @leialibros, e esse tem sido seu atual xodó.
Através de seu trabalho, Rafael Monteiro tem ganhado reconhecimento tanto na comunidade surda quanto no campo da educação inclusiva. Seu trabalho sempre enfatiza a importância da inclusão e do acesso à educação para todos. Ele acredita que a ilustração e a Libras podem não apenas quebrar barreiras de comunicação, mas também estimular a criatividade e a empatia em todos os indivíduos. Seus trabalhos geram uma experiência inclusiva e enriquecedora para a comunidade surda.
Para Rafael, seu trabalho vai além das palavras e dos traços. É uma forma de promover a igualdade e a inclusão em uma sociedade que muitas vezes negligencia as necessidades das pessoas surdas. Seu compromisso com a causa e seu espírito inovador têm feito dele um expoente no campo da educação inclusiva, e um exemplo de como a paixão pode mudar vidas. Com sua dedicação e talento, o ilustrador e professor está construindo um futuro mais inclusivo e acolhedor para a comunidade surda. Ele prova que a linguagem transcende as palavras e que a arte pode abrir portas para uma sociedade mais empática e igualitária. Sua jornada é uma inspiração para todos
POST DOS LIVROS NESSES LINKS