Cultura capixaba nas redes: A geração que está reinventando o orgulho de ser do ES 

De humor a política, influenciadores capixabas usam as redes para desconstruir estereótipos e fortalecer a identidade cultural do ES, transformando likes em orgulho local.

O cenário das redes sociais no Espírito Santo ganha cada vez mais destaque com o surgimento de influenciadores digitais que transformam likes, comentários e compartilhamento em verdadeiros movimentos culturais. 

De moda a política, passando por humor e gastronomia, os criadores de conteúdo não apenas conquistam milhares de seguidores, mas também reforçam a identidade capixaba no ambiente virtual, tornando-se peças-chave na formação de opinião e no comportamento de consumo de uma geração conectada.

Matheus Simão, criador do perfil @oquefazervitoria, reforça essa tendência: “Os principais temas que abordo são gastronomia, turismo (hospedagens e experiências), lazer e entretenimento, sempre com foco no Espírito Santo. Escolhi esses temas porque acredito no potencial turístico e cultural do estado, que muitas vezes é subestimado ou pouco divulgado. Meu propósito é mostrar que o Espírito Santo oferece experiências incríveis, comparáveis às de qualquer outro destino turístico do Brasil.”

Por muito tempo, o Espírito Santo enfrentou o desafio da invisibilidade cultural frente aos vizinhos com maior projeção na mídia. Essa ausência de representação na grande mídia nacional alimentou o mito da “falta de identidade capixaba”. Agora, com a força das redes sociais, criadores locais estão virando esse jogo, mostrando que o estado tem, sim, muito a dizer.

Essa lacuna foi também o ponto de partida para o influenciador Matheus criar seu perfil. “A ideia surgiu de maneira muito orgânica, a partir da minha paixão por explorar viagens e compartilhar com amigos as descobertas de novos lugares para comer, se divertir e viver experiências únicas. Com o tempo, percebi que muitas pessoas tinham as mesmas dúvidas: “O que fazer em Vitória?”. Daí veio o nome e o conceito do perfil.”

Luanna Esteves (@estevesluanna), jornalista, apresentadora do TVE Espírito Santo e influenciadora, encontrou seu espaço ao questionar justamente a suposta “falta de cultura” capixaba. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), iniciou sua carreira na televisão, atuando em programas de entretenimento. Foi nesse contexto que começou a levar parte dos conteúdos produzidos para o Instagram, onde encontrou um espaço para desenvolver reflexões sobre identidade e pertencimento.

Foto: Alana Paganucci

“Um dos meus conteúdos já produzidos acabou tendo como base uma provocação: será que não temos cultura ou será que não a conhecemos?”, relembra. Baiana de origem, ela traz um olhar singular: “Geralmente quem está na ilha não vê a ilha. Meu papel é fazer pontes entre as diversas expressões culturais do estado”

No universo de novos criadores de conteúdo que surgem no estado, Anna Karoline Justiniano @conhecameuestado, é uma influenciadora que também compartilha da missão de valorizar e ressignificar a identidade capixaba. Sua motivação vem de uma experiência cotidiana: “Sempre que ia para São Paulo as pessoas não sabiam onde ficava o Espírito Santo, e isso fez com que surgisse a necessidade de começar a produzir conteúdo, porque queria que as pessoas se interessassem em conhecer o meu estado. E só percebi que já era influenciadora quando comecei a gravar vídeos para o TikTok e as pessoas começaram a me acompanhar.”

Esse movimento vai além do entretenimento. Como explica Daniela Zanetti, professora associada do Departamento de Comunicação Social da UFES: “Os influenciadores capixabas têm um papel fundamental em valorizar características locais, até mesmo aquelas que alguns consideram “negativas”, transformando-as em elementos de orgulho e diferenciação”

O resultado é uma nova forma de pertencimento. Jovens que antes só tinham os grandes centros como referências agora encontram nos influenciadores capixabas os espelhos de sua própria realidade.

Entre os influenciadores destaques, está Lara Santana, publicitária e atriz capixaba que ganhou projeção nacional com vídeos de humor no TikTok. No ano passado ela foi a vencedora, pelo voto popular, do prêmio Ibest Influenciador ES.

Criadora do personagem Cadu, o “hétero top” que satiriza comportamentos masculinos com o bordão “vapo”. Com formação em Publicidade e Propaganda pela UFES, ela transformou seu talento em um negócio próprio, mostrando que é possível conciliar criatividade e profissionalização no universo digital.

Enquanto projetos como o Prêmio Influenciadores ES revelam novos talentos, fica claro que esses criadores são mais que celebridades digitais, são também elementos essenciais para a construção de uma nova narrativa capixaba. Uma narrativa que, cada vez mais, se desdobra para além das telas e pode influenciar diretamente áreas como o turismo, a educação e as políticas culturais, reposicionando o Espírito Santo no mapa simbólico do Brasil

A Primeira Mão é uma revista-laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo, totalmente desenvolvida por estudantes, sob orientação de professores. Além de sua versão em PDF, a partir de 2024, a revista também conta com uma versão digital, ampliando seu alcance e acessibilidade. Em 2013, a Primeira Mão foi uma das cinco finalistas da região Sudeste para o prêmio Expocom de melhor revista-laboratório impresso.

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