Editorial

Estimado leitor, neste ano celebramos o aniversário de 35 anos da Revista Primeira Mão. Este  laboratório de jornalismo que existe desde 1989, já fez parte da rotina de muitos estudantes do curso de Jornalismo, primeiro como jornal e agora como revista, e de muitos leitores interessados no que os universitários têm a dizer. 

35 anos marcam três décadas e meia de pluralidade de vozes. Marcam tenacidade editorial, apuração eficiente, cobertura diversa, expressão de um tempo e principalmente a formação de novos jornalistas. Os comunicadores que entraram na Primeira Mão não foram os mesmos que saíram dela e isso permanece. 

Temos novas histórias, novos repórteres, novas ambições, novos propósitos e nova identidade visual. Mas fique ciente, estimado leitor, que o novo e o histórico – porque nos recusamos a chamar qualquer produção jornalística de velha ou ultrapassada – se juntam aqui com o mesmo objetivo: trazer temas de relevância social da esfera cotidiana e promover debates emancipatórios de interesse dos universitários e de toda a comunidade. 

A edição #163 chega em um momento em que as fronteiras entre o real e o virtual estão cada vez mais difusas. Vivemos uma sobrecarga de informações que molda nosso modo de pensar e agir. Mas ainda é possível resistir a esse ritmo acelerado. Podemos optar por desacelerar, refletir e abrir espaço para vozes críticas. Acreditamos no poder do jornalismo que questiona, propõe e transforma. Viemos para ficar.

Como primeira editora-chefe da nova equipe da revista, gostaria de citar minha antecessora Lara Santoro: 

“Os fatos não falam por si só, é preciso entendê-los, contextualizá-los e vislumbrar as perspectivas que existem. Contar as histórias a partir da realidade de quem, muitas vezes, é invisibilizado. Escutar quem, muitas vezes, é silenciado. Entrever aquilo que, muitas vezes, pode estar escondido.”

Espero que tenhamos escutado e escrito aquilo que você queira ouvir e ler, estimado leitor.
Somos gratos por produzir jornalismo de qualidade na universidade e mais gratos ainda por poder compartilhar estes materiais com vocês. 

E sobretudo, espero que façam uma excelente leitura!

A Primeira Mão é uma revista-laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo, totalmente desenvolvida por estudantes, sob orientação de professores. Além de sua versão em PDF, a partir de 2024, a revista também conta com uma versão digital, ampliando seu alcance e acessibilidade. Em 2013, a Primeira Mão foi uma das cinco finalistas da região Sudeste para o prêmio Expocom de melhor revista-laboratório impresso.

Contato