Editorial

No jornalismo, dar uma informação em “primeira mão” significa sair na frente, noticiar o acontecimento primeiro. É o novo, aquele fato que pega o público de surpresa e que gera mais interesse.

Mas aqui, caro leitor, você não vai encontrar

temas inéditos, nem furos de reportagem. Aqui, o que é “em primeira mão” são as diferentes angulações de assuntos que já foram tratados pela mídia alguma vez.

É a preocupação de trazer um tema de relevância social, mas com outras perspectivas. Essa é a intenção da 160ª edição da revista “Primeira Mão”.

O processo de produção foi intenso e desafiador. Mas, no jornalismo, o que não é assim? A elaboração da revista começou com as pautas, que foram pensadas e desenvolvidas pelos estudantes. Depois, elas foram apresentadas para toda a turma e avaliadas coletivamente.

O objetivo foi levantar questões que atravessassem o cotidiano da população, e mais especificamente, do estudante universitário, nosso público preferencial. Após a aprovação das pautas, iniciou-se a etapa de apuração, em que as informações foram coletadas e as entrevistas com as fontes marcadas.

Foram três semanas de imersão nas reportagens, crônicas e artigos propostos.

  Um período de dificuldades, mas de muito aprendizado. Fontes que não respondiam, dados difíceis de encontrar, entender a melhor maneira de traduzir o que se deseja… Esses são somente alguns dos obstáculos que a equipe enfrentou. Porém, é um enfrentamento que, para quem ama o jornalismo e tem sede de noticiar a realidade, acaba sendo extremamente satisfatório.

E foi com essa satisfação que a turma da disciplina “Gêneros, estilos e discursos em Jornalismo” produziu a 160ª edição da revista Primeira Mão. Durante o segundo semestre acadêmico de 2024, estão previstas mais duas edições da revista.

É interesse da equipe, caro leitor, que você aproveite ao máximo. Não somente esta, mas todas as edições que estão por vir. Que você perceba, por meio de nossos textos, que existe muita coisa para além da notícia factual e do furo de reportagem.

Os fatos não falam por si só, é preciso entendê-los, contextualizá-los e vislumbrar as perspectivas que existem. Contar as histórias a partir da realidade de quem, muitas vezes, é invisibilizado. Escutar quem, muitas vezes, é silenciado. Entrever aquilo que, muitas vezes, pode estar escondido.

Esse é o nosso desejo. 

Boa leitura!

A Primeira Mão é uma revista-laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo, totalmente desenvolvida por estudantes, sob orientação de professores. Além de sua versão em PDF, a partir de 2024, a revista também conta com uma versão digital, ampliando seu alcance e acessibilidade. Em 2013, a Primeira Mão foi uma das cinco finalistas da região Sudeste para o prêmio Expocom de melhor revista-laboratório impresso.

Contato