Projeto universitário se destaca no cenário capixaba com novas abordagens e presença digital.
Cid Bisneto
Criado por estudantes da Ufes há cerca de 10 anos, o Núcleo Desporte (Nude) surgiu como um programa da Rádio Universitária Bandejãow. A proposta inovadora, visava desenvolver habilidades de comunicação na área do esporte, oportunizando experiências em competições oficiais aos universitários e ampliar a cobertura esportiva no Espírito Santo. Após um período de inatividade durante a pandemia de covid-19, o projeto renasceu no final de 2021, com uma nova energia e um novo foco sob o comando dos estudantes de jornalismo Felipe Dutra e Renan Linhares, tornando-se rapidamente um dos protagonistas na cobertura esportiva no Espírito Santo. Hoje, o projeto conta com uma equipe composta por 35 alunos, principalmente dos cursos da área de comunicação da Ufes.
Em 2024, o Nude consolidou sua presença no cenário estadual com uma participação marcante na cobertura do Capixabão e da Copa ES de Futebol, dois dos maiores campeonatos do estado. O Núcleo se destacou por sua abordagem multifacetada, produzindo conteúdo jornalístico de qualidade, com reportagens pós-jogo, registros fotográficos, atualizações de resultados e, especialmente, transmissões ao vivo dos jogos via YouTube.
Com o crescimento significativo de sua audiência, os canais de comunicação do Nude já somam mais de 8 mil espectadores, um número que demonstra a relevância e o impacto do projeto. O trabalho do Núcleo não atraiu apenas jovens e universitários, mas também levou os tradicionais veículos de imprensa a repensarem suas estratégias de cobertura, trazendo uma renovação na forma de produzir e distribuir conteúdo esportivo no estado.
Ao lado dos principais meios de comunicação, o núcleo ajudou a moldar uma nova era de cobertura esportiva no Espírito Santo, com uma linguagem mais próxima do público e uma abordagem mais interativa, refletindo o cenário de transformação que o esporte capixaba está vivendo.
Mudança na forma de comunicar
Para Juliana Moreira, repórter da TVE, emissora detentora dos direitos de transmissão dos campeonatos, o Núcleo Desporte foi responsável por mudar a forma de comunicação através das redes sociais: Na minha opinião o Nude fortaleceu ainda mais a cobertura por meio das redes sociais, com entrevistas pós-jogo e cobertura ao vivo das partidas no YouTube. Isso mostra que a cobertura por esses meios de comunicação são importantes e conseguem atingir diferentes públicos.
Este renascimento não é apenas um marco na trajetória do Nude, mas também um reflexo das mudanças no consumo de mídia, onde a interação em tempo real e a presença digital se tornam cada vez mais essenciais para atrair a atenção do público jovem.
De acordo com diretor do Nude, Pedro Henrique de Oliveira, o ressurgimento do projeto foi impulsionado pela necessidade de reaproximar os universitários da prática esportiva em um momento de reconstrução social e digital após a pandemia. “O Núcleo Desporte sempre teve como propósito dar voz àqueles que amam o esporte, mas que ainda não têm espaço na grande mídia. Após a paralisação, nossa ideia foi revitalizar o projeto, abraçando as novas tecnologias e a comunicação digital para fortalecê-lo ainda mais”, afirma o diretor.

Neste ano de 2025, o projeto demonstrou sua importância ao conceder o prêmio de Craque da Rodada, que reconhece o jogador que se destaca entre as partidas do Capixabão. O troféu é valorizado pelos próprios atletas, que se sentem honrados em receber um reconhecimento que celebra o esforço e o comprometimento de seu trabalho dentro de campo.
Autossustentável
Inicialmente, o projeto não tinha a monetização como objetivo principal. No entanto, devido ao sucesso das diversas coberturas realizadas, o Núcleo Desporte passou a se tornar financeiramente autossustentável. Em duas ocasiões, membros do Núcleo viajaram com a seleção Bom Time para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a fim de cobrir o trabalho dessa iniciativa, que visa levar atletas juniores, oriundos de escolinhas de futebol, para grandes clubes. Além disso, atualmente, o Nude mantém uma parceria com o programa ES Hoje, que reconheceu o impacto dos aspirantes a jornalistas no estado e, como resultado, passou a compartilhar as publicações do Núcleo, em uma colaboração mútua entre os perfis, e, em troca, é responsável por financiar as coberturas.
Roberta Rodrigues, também diretora do projeto, compartilha sua percepção sobre o sucesso do núcleo, destacando a sensação de ver o projeto alcançar novos horizontes: ‘É muito gratificante. A equipe tem uma enorme força de vontade em potencializar o crescimento do projeto, movida pelo amor ao que faz. Somos um projeto independente, então esse reconhecimento é o maior retorno que temos, e é fundamental para o desenvolvimento profissional de cada um de nós.