Transformando realidades: cooperativa impulsiona o futuro de estudantes

Programa “Faça acontecer” da Sicoob já auxiliou mais de 3 mil alunos a ingressarem na graduação, mestrado, doutorado e cursos especiais.

Gráfico representando os principais motivos da dificuldade no acesso ao Ensino Superior no Brasil em 2023.

Criação: Sara Ohnesorge e Yara Guidini.



Em outro dado que confirma essa realidade, o Instituto Semesp, que representa as instituições particulares de ensino superior no país, entrevistou quase 2 mil estudantes em 2023, e 70% deles s disseram que não têm condições financeiras de pagar uma faculdade sem acesso a programas federais ou bolsa de estudos. 

Em meio a esse cenário, iniciativas como o programa de crédito estudantil “Faça Acontecer”, promovido pelo Sicoob, têm se destacado por oferecer soluções concretas. Desde o seu lançamento em 2018, a iniciativa já auxiliou mais de 3.000 alunos a obterem seus diplomas de ensino superior, com expectativa de expandir em mais de 50% o número de alunos em 2025. Para contratar o financiamento, o aluno precisaria estar vinculado a uma instituição conveniada ao programa.

Só no ano de 2024, mais de 150 alunos se formaram com o apoio da cooperativa, que abrange cursos de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado em instituições parceiras de 16 estados brasileiros.

Uma porta que se abriu para Letícia

“É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante”, escreveu o escritor brasileiro Paulo Coelho em sua obra mais vendida de todos os tempos, O Alquimista. Foi com essa crença que Letícia Zucolotto, de 26 anos, conquistou o que sempre quis: estudar medicina. Natural de Vila Velha, a estudante se mudou para Cachoeiro de Itapemirim em 2019 por conta da faculdade, mas sua história na graduação começa bem antes, em um curso que não era sua primeira opção.

Filha de taxista e de uma dona de casa, aos 17 anos ela passou no vestibular para medicina veterinária na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mas, após um ano e meio, decidiu retornar à sua cidade natal para se preparar novamente e tentar ingressar em Medicina. 

E a aprovação veio em 2019, quando foi aberta a primeira turma de Medicina na faculdade Multivix, em Cachoeiro. “Lembro-me perfeitamente do dia da minha aprovação: um calor escaldante, típico da cidade, e a emoção indescritível ao receber a ligação informando que eu havia sido aprovada no vestibular”, conta. 

No entanto, ao mesmo tempo que Letícia estava extasiada de alegria, outro sentimento tomou conta: a incerteza após receber o valor da mensalidade. No momento da matrícula, ela já se deparou com um boleto que parecia impossível de pagar. Sem desistir do seu sonho e com apoio de sua família, era preciso buscar alternativas. Foi então que, no setor financeiro da própria faculdade, lhe apresentaram o programa Faça Acontecer.

O Impacto do Apoio Financeiro durante o Ensino Superior

Medicina é o curso com a mensalidade mais cara do Brasil, de acordo com dados do Meu Valor Digital de 2023. Em sua realidade, Letícia sabia que seus pais não conseguiriam arcar com o valor integral da graduação. Foi nessa circunstância que o Faça Acontecer serviu de auxílio: o financiamento deu a ela a possibilidade de dividir os pagamentos em dois períodos. “Em vez de quitar tudo em seis meses, tínhamos um prazo de um ano, com parcelas menores e mais viáveis”, ela explica.

Qualquer aluno pode simular o financiamento diretamente no site facaacontecer.com.br. No entanto, para que o crédito seja aprovado, ele precisa estar matriculado em uma instituição conveniada. Não é necessário que o aluno comprove a renda, mas ele não pode ter restrições no CPF.

Além disso, o estudante deve indicar pelo menos um avalista, que também não pode ter nenhuma restrição no CPF. Ele pode incluir quantos avalistas forem exigidos para atingir a renda mínima necessária para a aprovação do financiamento.

“Minha família fez muitos sacrifícios, e eu sabia que, no futuro, poderia retribuir esse esforço ao começar a trabalhar e assumir os contratos que haviam sido feitos para me ajudar.” (Letícia Zucolotto)


Agora, com a graduação concluída, o principal objetivo de Letícia é conquistar sua independência financeira e retribuir todo o apoio que recebeu ao longo dos anos. Ela procura não apenas oportunidades na sua área e uma carreira sólida, mas também a chance de estender a mão para outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes aos que ela viveu.

“Inspiração: todo o esforço vale a pena”


Surgimento do programa Faça Acontecer

O Faça Acontecer nasceu em 2018, em um cenário em que a oferta de financiamento pelo FIES foi reduzida. Isso gerou uma demanda dos associados do Sicoob, principalmente pais de alunos da graduação, por uma alternativa de financiamento estudantil para as instituições de ensino particular.

A supervisora de Crédito e Agronegócio do Sicoob, Caroline Gobbo Sá Cavalcante, explica que a visão inicial sempre foi ter um produto que levasse as melhores condições para o estudante ter condições de pagar seu curso.   Neste começo do programa, a iniciativa encarou algumas questões.

“Enfrentamos alguns desafios no começo. O primeiro foi desenvolver um produto que beneficiasse o aluno, a instituição de ensino e o Sicoob de maneira equilibrada. Queríamos garantir um preço justo e uma jornada de contratação totalmente online.”  

Outro empecilho encontrado pela iniciativa foi, justamente, explicar o que é Cooperativismo para as instituições de ensino.  

“Podemos caracterizar o cooperativismo como um movimento que visa desenvolvimento social e econômico para um grupo de pessoas baseado na honestidade, equidade, solidariedade e transparência. O modelo de negócio tem mais de 170 anos, mas seu princípio continua atual, despertando o interesse de quem busca melhores oportunidades e condições mais justas no mercado.” – Sicoob


Caroline destaca que a missão da cooperativa é democratizar o acesso ao ensino superior, oferecendo alternativas viáveis para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras: “o programa ajuda a empoderar os nossos associados a investir na formação acadêmica, auxiliando na melhora profissional e no padrão de vida”.

O Faça Acontecer oferece suporte adicional às instituições conveniadas por meio de clínicas financeiras, nas quais voluntários do Sicoob orientam os alunos sobre a melhor gestão dos seus recursos financeiros. Além disso, o sistema fornece palestras de educação financeira, que contribuem para o desenvolvimento do aluno não só no aspecto acadêmico, mas também em sua saúde financeira e tomada de decisões mais conscientes.

Qualquer aluno pode simular o financiamento diretamente no site facaacontecer.com.br. No entanto, para que o crédito seja aprovado, ele precisa estar matriculado em uma instituição conveniada. Não é necessário que o aluno comprove a renda, mas ele não pode ter restrições no CPF.

Além disso, o estudante deve indicar pelo menos um avalista, que também não pode ter nenhuma restrição no CPF. Ele pode incluir quantos avalistas forem exigidos para atingir a renda mínima necessária para a aprovação do financiamento.

A Primeira Mão é uma revista-laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo, totalmente desenvolvida por estudantes, sob orientação de professores. Além de sua versão em PDF, a partir de 2024, a revista também conta com uma versão digital, ampliando seu alcance e acessibilidade. Em 2013, a Primeira Mão foi uma das cinco finalistas da região Sudeste para o prêmio Expocom de melhor revista-laboratório impresso.

Contato