Saskia Sá, “A artista”

Share Button

Por Mylena Ferro

Arquivo Pessoal Saskia Sá

Jornalista, artista plástica, escritora, educadora e cineasta. Saskia Sá foi uma importante integrante da Turma do Balão Mágico. Ela entrou na Ufes em 1983 cursando Artes Plásticas, no entanto algum tempo depois foi fazer jornalismo. Hoje, Saskia atua também com produção audiovisual. Esse direcionamento da carreira tem muito a ver com sua atuação no Balão, que era mais ligada às artes plásticas e ao vídeo.

O grupo surgiu inicialmente como um questionamento às ações e atitudes autoritárias dos professores em sala de aula. Poucos eram os professores que tinham uma postura mais democrática em sala de aula, como foi o caso da Thelma Guimarães, inspiração para Saskia fazer carreira também como educadora. 

A principal forma de manifestação da Turma do Balão Mágico eram atos com forte impacto visual. “A gente se via como um movimento muito performático, as ações eram muito performativas, sempre a ver com arte, grafite, pichação, manifesto, a gente usava máscaras inclusive em sala de aula”, relembra a cineasta.

A Turma não tinha integrantes fixos que estavam em todas as ações realizadas, bem como não tinha uma centralidade: havia uns mais atuantes e uns menos. “Era um movimento coletivo e existiam muitos movimentos dentro do movimento.”, completa Saskia.

Embora a trajetória do grupo seja repleto de grandes momentos, a artista pontua que para ela os mais marcantes foram a criação da Rádio Pirata e uma passeata que simulava o enterro do reitor vigente na época, reivindicando eleições diretas para reitor(a).

Saiba mais em: http://universo.ufes.br/blog/2019/12/35-anos-de-historia-a-turma-do-balao-magico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *