Internet abre espaço para inovação no estilo jornalístico

O uso de neologismo e emojis tem aumentado nas plataformas digitais

Por Heitor Mattedi

É cada vez mais comum reagirmos a conteúdos disponíveis na internet, como os encontrados não apenas nos sites jornalísticos, mas também em blogs e, redes sociais. Muitos jornais hoje possuem seu próprio perfil nas redes sociais, principalmente facebook , Instagram e YouTube. Uma ferramenta muito usada são as enquetes, nas quais o leitor pode opinar sobre determinado assunto, fazendo assim com que prenda mais sua atenção como explica o leitor William Fiorotti, estudante, de 18 anos:

“As reportagens produzidas para o público da internet faz com que a interação entre o público e o produtor seja maior, facilitando a comunicação de ambos; é legal por que a gente pode entender a opinião das pessoas por meio das enquetes e através dos comentários nos perfis”.

Além disso, neologismos (termo dado ao emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes) vêm surgindo bastante, isso é muito comum em jornalistas que querem expressar, sátira, humor e conteúdo do tipo.
Às vezes esse tipo de linguagem passa mesmo que despercebido pelo leitor, algumas palavras são introduzidas e nem nos damos conta de que aquilo não estava em uso antes. É notório o crescimento, e isso explica a quantidade de pessoas fazendo esse tipo de comunicação.  Caio Babilon, estudante de Direito, que tem um canal no Youtube para falar sobre temas polêmicos do dia–a-dia conta:

“Eu via o jornal na tv e as pessoas falando de um modo tão sério e comportado, claro que a política brasileira deve ser levada assim, mas se sempre é assim, pensei que fazendo de um modo diferente também poderia dar certo”.

Com a certeza de que a internet ainda vai crescer muito, e o jornalismo está se adaptando, só nos resta esperar  algo mais novo surgir, e comparar com o que temos hoje.

Emojis viram febre na internet e ganham espaço no jornalismo

O jornalismo feito em redes sociais, hoje, vem crescendo e tem se tornado muito comum nas grandes mídias. Os emojis (também conhecidos como emoticons) são desenhos que têm se popularizado em mensagens na web, e chegaram a ganhar até filme. Muitos canais jornalísticos têm usufruído desse recurso, principalmente em manchetes de notícias, para expressar a emoção, ou até mesmo a importância do fato, facilitando assim o entendimento do leitor. Algumas notícias passam a ser ressignificadas apenas pelos emojis que lhe são atribuídas. veja um post da Tv Gazeta: