Share Button

Por Mayra Scarpi, Renata Andrade

A décima primeira conferência brasileira de Midiã Cidadã começa, hoje, às 18 horas, no auditório do Centro de Artes. Organizado pelo Observatório da Mídia e com apoio do programa de Pós-Graduação de Comunicação e Territorialidades, o evento vai até quarta, 19, e traz convidados de outras universidades para debater sobre mídia e direitos humanos.

O início das atividades ocorrerá com a conferência “Mídias, Cidadania e Direitos Humanos”, conduzida pelo secretário estadual de Direitos Humanos e professor de Direito da Ufes, Julio Pompeu, e comentada pela professora Cicilia Peruzzo, da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Dentre as temáticas que serão abordadas ao longo do evento estão mídia e cidadania, mídia contra e para os direitos humanos e mídias alternativas.

Na terça e na quarta pela manhã, ocorrem ciclos de debate. O tema tratado na terça será Mídia e Cidadania, e quarta, Mídia e Direitos Humanos. Na parte da tarde, serão apresentados os grupos de trabalho e as mesas coordenadas. Pela noite, ocorre a Mostra de Vídeo Cidadã, vídeos selecionados que trabalham a temática mídia e cidadania. A mostra de fotografia estará disponível para o público no Cemuni IV.

edgard-reboucas

Rebouças: seminário é oportunidade para escutar especialistas em mídia e DireitosHumanos

O professor de Comunicação Social da Ufes e coordenador do evento Edgard Rebouças destaca a importância de se discutir os direitos humanos na mídia. “A chance de participar de um evento como este é de as pessoas poderem discutir aquilo que não é debatido, mas é relevante, que é a relação da mídia com as ações sociais e com os conteúdos midiáticos que dizem respeito aos direitos humanos”, declara o coordenador, que reforça a importância dos convidados selecionados como “pessoas que podem embasar quem está interessado em assistir, de ver a comunicação de uma forma diferente”.

Quem também participa do evento é a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação Renata Mielli e o coordenador do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros e membro do Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação, Venício Lima.

A estudante de Jornalismo da Ufes Sthefany Duhz será voluntária e responsável pela cobertura escrita da conferência. “Vou unir duas coisas que gosto, que é ter uma experiência na área jornalística e o trabalho voluntário que me inspira, pois acredito que o coletivo, a união de todos dá resultado”, afirma a aluna do segundo período, que vê no evento a oportunidade de praticar jornalismo e agregar conhecimento na área de direitos humanos. Já Gabriel Fernandes, que cursa Publicidade e Propaganda, fará a cobertura fotográfica. “Eu participo do Observatório da Mídia e do Comunicaê e ambos discutem sobre a mídia e como ela age nas pessoas. Um evento como esse vem acarretar muita experiência”, declara.

O evento já conta com 140 inscritos, mas a expectativa da organização é que aproximadamente 300 pessoas participem. Os interessados podem fazer a inscrição no site https://goo.gl/Ths3fB ou no local do evento, no guichê de credenciamento.

 

 

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>