Andreia Ferreira, Juliana Benichio, Thalita Mascarelo e Thales Delaia –  Amor, palavra que tenta explicar um dos sentimentos mais procurados e almejados do mundo. A vontade de amar e ser amado está por toda a parte e de várias formas.

Mas qual o significado da palavra amor? Ao consultar o dicionário, vimos que os significados da palavra são: 1 – sentimento que impele as pessoas para o que lhes afigura belo, digno ou grandioso; 2 – afeição, grande amizade, ligação espiritual.

Nós buscamos entender esse sentimento através de duas relações diferentes, o amor entre amigas e o amor entre um casal. Porém, trabalhamos com um diferencial: como sustentar essas formas de amor quando a distância entre elas se faz valer na vida dessas pessoas? Como proceder quando, além de ter que lidar com todas as complicações já características de uma relação, ter também que encarar os quilômetros que os separam? Seriam “amor” e “distância” palavras extremamente incompatíveis por natureza?

A distância não é o fim para quem ama

O Universo Ufes quis saber mais sobre como é a narrativa do amor quando se tem a distância, seja por diversos motivos: raízes, estudos, trabalho, família, etc. Produzimos dois vídeos com depoimentos de pessoas que viveram ou que ainda vivem essa realidade. Os estudantes Júlia Couto, 22 anos, e William Acosta, 23 anos, contam como resistiram em meio a tantos quilômetros distantes; ela morando no Espírito Santo e ele no Rio Grande do Sul. Depois de algum tempo se relacionando pela internet, hoje eles estão morando juntos. Confira mais detalhes dessa história:

E quando você convive com alguém durante toda a sua infância e de repente seu amigo tem que se mudar para outro país? Foi o que aconteceu com a administradora Raquel Valete, 22 anos, e sua amiga, a estudante Larissa Piao, 21 anos, que atualmente mora na Califórnia, Estados Unidos. Raquel nos conta como faz para se comunicar e manter a velha amizade apesar de estarem tão longe uma da outra.