Semana Municipal da Juventude: uma ideia que veio para ficar

Share Button

JUVENTUDEAntonio Almeida e Mallena Pezzin Com participação de mais de 2 mil jovens e adolescentes, a I Semana Municipal da Juventude, realizada entre os dias 18 e 26 de julho pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória (Semcid), ofereceu ao público atividades como aulas de break dance, beat box, forró e dança de salão; e oficinas de teatro,desenhos em quadrinhos e percussão. Além disso, atraiu os olhares por toda a cidade para shows do “Mix Cultural”, que contou com atrações que vão do forró ao reggae, passando pelo funk, pagode, hip-hop, gospel e samba-rock, envolvendo bandas e grupos como Eliah Oliver, Olhar de Sedução, Preta Roots, MC TIM Funk da Paz, Leandro Melo e Banda, banda Moana e Sol na Garganta do Futuro.

Além de muitas atividades culturais, houve ainda três importantes ações: a entrega do Plano da Juventude, a posse do Conselho Municipal da Juventude e a assinatura do decreto que cria o Comitê Gestor Local da Juventude Viva, que acompanhará o desenvolvimento de políticas públicas programa de mesmo nome do Governo Federal.

O primeiro deles foi a entrega do Plano da Juventude à Câmara Municipal de Vereadores. O documento contém propostas de ações relacionadas à juventude para os próximos anos, como explicou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende ao portal de Vitória: “O Plano da Juventude foi elaborado e amplamente discutido com representantes do poder público, sociedade civil e das juventudes. Ele conta com uma série de ações que contribuirão para tornar a nossa cidade mais segura e humana para a juventude”.

Semana da Juventude (1 de 8)
Foto: Yuri Barichivich

Junto a isso ocorreu também a posse dos novos membros do Conselho Municipal da Juventude (Comjuv). Os novos conselheiros comandarão a entidade no biênio 2014/2016. Além disso, foi realizada a assinatura do Decreto que cria o Comitê Gestor local, que irá “acompanhar as políticas públicas previstas no Plano Juventude Viva, do Governo Federal, e que tem como meta a redução do índice de homicídios entre os jovens, especialmente a juventude negra”, como destacou o secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, ao site da prefeitura.

Atividades

A semana de eventos também foi marcada por importantes debates realizados no Workshop e ciclo de ideias #TomadaDoCanal, em que os jovens puderam discutir em locais como a Fábrica de Ideias e o Centro de Referência da Juventude (CRJ) a “Mobilidade urbana e despoluição da baía de Vitória”, com participação da secretária de Estado de Meio Ambiente, Diane Rangel, o biólogo e diretor técnico da Fauna Consultoria e Meio Ambiente, João Luiz Gasparine, a cicloativista Dora Moreira, além de representantes do Projeto tamar e da Associação Amigos da Praia de Camburi (AAPC).

Semana (1 de 1)
Foto: Yuri Barichivich

Observando a maneira como a questão da juventude é tratada em outros municípios do Espírito Santo, já se pode destacar, de antemão, que realizar uma semana de eventos voltados a esse público significa valorizar as faces que a cultura vem ganhando com o tempo. Em declaração ao site da prefeitura, o secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, explica a importância do ciclo de eventos. “Uma das bandeiras de campanha desta gestão foi a valorização da juventude. Nesse sentido, criamos a Gerência de Juventude e Segurança Cidadã, responsável pelas políticas públicas voltadas para os jovens no município. A entrega do Plano Municipal e a assinatura do decreto para a criação do Comitê, além de marcar essa data, demonstra o compromisso da gestão com a juventude”.

Já para a coordenadora do evento, Priscila Rodrigues Manso, a realização da semana é também mais uma conquista dos jovens da capital. “Nos últimos anos, a juventude obteve conquistas importantes, como a aprovação do Estatuto da Juventude. Para marcar essa data, estamos celebrando a entrega do Plano Municipal de Juventude e a posse da nova gestão do Conselho Municipal da Juventude (Comjuv). Além disso, a Semana da Juventude conta com uma programação imperdível, com muito esporte, arte, cultura, formação e lazer para a juventude”, destacou Priscila, lembrando também a importância de os jovens terem, com comitê e plano aprovados, uma maior representatividade junto aos governos.

Semana da Juventude (8 de 8)
Foto: Yuri Barichivich

Paixão sobre rodinhas

Os jovens da capital não perderam tempo e mostraram qual é uma das maiores paixões da garotada que mora em Vitória: o Skate. Isso deu conta de fazer do domingo (20) o dia mais agitado de toda a programação da I Semana Municipal da Juventude. Segundo a organização, todas as inscrições para as categorias  “Amador”, “Iniciante”, “Mirim” e “Feminino” do 1° Campeonato Amador de Skate se esgotarem em apenas um dia e meio. Troféus e medalhas foram os prêmios distribuídos aos vencedores de cada categoria.

Semana da Juventude (6 de 8)
Foto: Yuri Barichivich

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *