Pendure o bem você também!

Lorrainy Merlo e Monielli Bonatto – Foi numa aula de Gêneros, Estilos e Discursos Publicitários, que as alunas Fernanda Saqueto, Kamilly Oliveira e Lorença Araujo criaram o projeto “Espalhe o Bem”. A intenção era realizar uma campanha que tivesse interação com o público. Então, foi criada a marca, uma identidade visual e a página no Facebook. O objetivo do projeto era lançar campanhas/ações para que o bem se espalhasse pela cidade.

Então, as alunas de Publicidade tiveram a ideia que seria a primeira Campanha do Projeto, intitulada “Cabide do Bem”. A ideia surgiu quando Fernanda viajou para Bauru, interior de São Paulo e viu uma ação num Pub da cidade, que pendurava agasalhos em cabides do lado de fora e convidava os moradores de rua a vesti-los com a chamada “Ei, você, morador de rua, pegue este casaco!”.

Animadas com a ideia começaram a pesquisar sobre o projeto e descobriram que ele não surgiu em São Paulo ou tampouco em Curitiba. Ele surgiu na África do Sul, na Cidade do Cabo, e foi criado por dois publicitários em parceria com uma agência que denominou o projeto de “The Street Store”.

Entretanto, diferente dessas ações, o “Cabide do Bem”, por enquanto, age como um meio de arrecadação de roupas de frio em apenas um ponto (Cemuni V, Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo), e a partir dessas doações as três alunas vão pendurar, nas próximas semanas, os cabides pela cidade de Vitória. Mas, a ideia é que as pessoas se animem e reponham os agasalhos por conta própria, nos pontos estratégicos escolhidos pelas estudantes. Além disso, as meninas também estão pensando em criar novos pontos de coleta para as pessoas que não puderem interagir diretamente colocando a roupa no cabide.

Pela página do Facebook, o projeto já conta com 486 curtidas e além de publicarem sobre a Campanha do Cabide do Bem, as organizadoras também interagem com os “fãs” por meio de dicas de música e frases inspiradoras.

O “Espalhe o Bem” está em sua primeira Campanha e vem recebendo muitas doações, mas de poucas pessoas. O intuito é que a ação ganhe forças e consiga arrecadar muito mais até o final de agosto, que é quando acaba o Inverno e, consequentemente, a arrecadação de agasalhos. Mas, o objetivo do projeto é que outras campanhas sejam criadas, todas com para ajudar o próximo e espalhar o bem, além de criar nas pessoas o sentimento de solidariedade.

Site do primeiro projeto criado na África: http://thestreetstore.org/

Fan page do Espalhe o Bem: https://www.facebook.com/pages/Espalhe-o-Bem/1467959690119593?fref=ts