O Enecom 2014 começou

Marcos Siqueira, de Maceió

Foto: Jéssica Adriana

– Ao som do Coco de roda, ritmo popular de Alagoas, teve início no último sábado, (19) o 35º Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom), que está sendo realizado pela terceira vez na cidade de Maceió, Alagoas.

Batendo palmas e cantando o refrão “Da formação que temos à comunicação que queremos”, referência ao tema central do encontro, estudantes de comunicação social de todas as regiões do país relembraram os outros dois Enecons realizados na capital alagoana, em 1999 e 2005.

Segundo Caroline Barbosa, integrante da comissão organizadora local, o tema escolhido para esta edição, “Educação às avessas: da comunicação que temos à comunicação que queremos”, parte da raiz de diversos problemas que envolvem a formação do comunicador: a educação, que vem sendo precarizada e sucateada para manter os padrões capitalistas. “Dessa vez não queremos apenas discutir, mas também propor alternativas”, concluiu.

A brasiliense Isabela Maria, estudante de Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília, está participando pela primeira vez do encontro e contou que está gostando da oportunidade de poder trocar experiências com pessoas de várias partes do Brasil. “Quando estamos na nossa universidade achamos que o que estamos aprendendo é a unica forma certa, mas aqui descobrimos diversas maneiras de fazer comunicação”.

O encontro é realizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), pelo Coletivo Enecos Alagoas e pelo Diretório Acadêmico Freitas Neto, seguindo até o próximo sábado (26) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com diversas atividades, como grupos de discussão e de trabalho, oficinas, painéis e contato com a cultura local. Confira a programação completa no endereço enecos.com.br/enecom2014.