O Brasil de Neymar

Jéssica Dantas – Terça-feira, 08 de Julho de 2014. A Copa do Mundo vai ter menos cor, menos brincadeiras, menos um 10. A capela do hino nacional, que emociona, poderia ser acrescida pelo clássico de Noel Rosa: “ Não quero choro nem vela, quero uma fita amarela gravada com o nome dele”, Neymar Jr. Nossa seleção está desfalcada, perdeu seu menino ousadia, o alegria nas pernas. O Brasil se divide, fala, critica, culpa, chora. Enquanto os céticos garantem que a seleção brasileira não é nada sem ele.

neymar fratura vértebra

Estamos no país do futebol, vivendo a Copa das Copas, sendo o centro das atenções e,sobretudo: por um mês circula nossas veias o esporte que une, respiramos o ar dos verdes gramados, vibramos, choramos, torcemos. Vivemos as dores dos nossos jogadores como se fossem nossas dores e a emoção de cada vitória como se fossemos premiados com um bilhete de loteria. É difícil explicar que sensação é essa que nos invade de 4 em 4 anos. Como dizem as belas publicidades, somos um só! Por isso estamos sentindo tanto, estamos aflitos, atônitos com a possibilidade de perdemos a estrela que falta para completar nossa coleção.

Um time não é feito de um só, fiquemos calmos. Ainda temos o guerreiro de cabelos desgrenhados, nosso Rei David. Temos a serenidade que explode na hora exata do sempre quieto capitão Thiago Silva. Ainda temos um time que luta a cada vibração da torcida, que joga no ritmo da batida do coração de uma nação inteira. É essa a pulsão que deve motivá-los, meninos. Deixem florir suas paixões! Elas são expressões da vontade de potência e a sublimação é a autossuperação dessa vontade. Já dizia Nietzsche e Freud, há uma constatação de que as pulsões que não se descarregam para fora, que não são externadas e satisfeitas, se voltam para dentro do sujeito, como sentimento de culpa. Não é por culpa que lutamos, é por mais um título, pela vitória do esporte que muda, que salva, que consagra seus atletas, que aos pouco consegue mudar a realidade de tantos jovens. Jovens estes que também sonham em um dia roubar estrelas.

futebol_rua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *