Share Button

Neusa Afonso e Patrícia Fernandes – A copa do mundo está trazendo mais estrangeiros para o Brasil. Além daqueles que vieram para morar e outros estão aqui para ver os jogos e também para conhecer o Brasil. Nas competições alguns torcem pelos próprios países, mas outros se sentem brasileiros por inteiros e acabam torcendo mesmo para o Brasil.

A estrangeira Maria Julia José, apesar de ser angolana, torce pelo Brasil. Ela sempre gostou da seleção brasileira pelo histórico de futebol que tem e afirma: “a seleção tem um bom conjunto e os melhores jogadores”. Depois do último jogo da seleção, Maria Julia acredita que o Brasil tem 70% de chance de vencer nessa copa.

Edy Costa, também angolano, já torceu para a Nigéria, mas agora torce para a Alemanha. “Ser torcedor é algo que vem do coração”, afirmou o estrangeiro. Para ele, o fato de residir no Brasil não significa que tem que torcer para a seleção brasileira. Caso estivesse na Alemanha e gostasse da seleção brasileira torceria por ela.

A guineense Erica Mendes torce por algumas seleções africanas, mas o seu preferido é o Brasil. ”Sempre torci pela seleção brasileira, porque eles jogam muito bem e sabem conquistar o apoio do povo”.

O moçambicano Marcos de Almeida está com o coração dividido, torce para a Alemanha, o Brasil, a Holanda e a Argentina. Ele afirma gostar de todas essas seleções, pois jogam muito bem, mas desejaria que o Brasil ganhasse a copa, visto que o país gastou muito dinheiro para organizá-la, e precisa ter retorno. E também devido aos jogadores da seleção, que estão jogando no seu próprio terreno e se esforçando muito para dar essa alegria ao povo brasileiro. Diante disso, Marcos acha que a taça serviria de consolo para os brasileiros, “caso contrário seria uma decepção total para todos, e o povo todo iria por cima da Presidente  Dilma por ter gastado tanto dinheiro em vão”.

Edvania Gomes, angolana também residente no Brasil, já torceu por qualquer seleção africana, mas depois que foram desclassificados passou a torcer pelo Brasil. Para ela, a equipe brasileira é uma seleção de muito talento e com bons jogadores. “Não é à toa que estamos no país do futebol”, disse. Ela também acredita que há chances do Brasil vencer a copa, mas não podemos nos esquecer de que também há outras seleções muito boas a jogar, então só nos resta esperar para saber.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *