Leve o que quiser ou nada, pegue o que quiser ou nada

Share Button

Vil Rangel – Campanhas para arrecadar doações aos mais necessitados são comuns, agora já imaginou poder entregar e ao mesmo tempo pegar um objeto sem nenhum custo? Pois é, isso é possível e aconteceu aqui, em Vitória.

“Leve o que quiser ou nada, pegue o que quiser ou nada”, com esse slogan, amigos do Centro de Vitória, se uniram para realizar a Feira Grátis da Gratidão, que aconteceu no último sábado (19/07), à tarde, na praça Costa Perreira.

20140719_1702184
Vil Rangel

Danielly Sierra, uma das organizadoras do evento, conta que a ideia surgiu através de um vídeo que ela recebeu de uma amiga, mostrando uma feira que acontece na Argentina, de nome ‘Gratiferia’, que deu origem a esse movimento no mundo. “Eu vi, achei super interessante e comecei a procurar aqui, no Brasil, pra saber onde é que tinha aqui. Quando fui ver, já tinha no Rio, Minas, em São Paulo. Dai, comecei a procurar, será que em vitória já tem? E vi que não tinha.”

A partir dai, Danielly entrou em contato com os organizadores dessas cidades, em grupos nas redes sociais e passou a conhecer melhor o funcionamento do projeto. Depois de se aprofundar no assunto, ela foi convocar outras pessoas para a organização e contou com a ajuda de seu esposo e de amigos da região, até o grande dia, que teve quase 4 mil presenças confirmadas no evento do Facebook.

20140719_170629
Vil Rangel

As doações foram diversas, entre roupas, sapatos, bijuterias, desenhos, esculturas, abraços, sorrisos, palavras amigas, ouvintes atentos e muita gratidão. Além de apresentações musicais, teatro, oficinas.

A organizadora ressalta que o evento não tem nenhuma ligação com religião nem empresas. “Só de amigos, só de pessoas que são solidárias e vêm aqui pra doar.”, diz Danielly.

Ela falou também sobre as próximas edições da feira: “A gente tinha pensado em um intervalo de seis meses, fazer uma no inverno e outra no verão, mas agora estamos pensando, pelo sucesso e pelo que as pessoas estão cobrando, em fazer ao menos de três meses. […] Com a impressão desta primeira, vamos organizar a próxima, e saber como vai ser: se será realizada no mesmo local, se vai ser em outro lugar, no centro histórico, em Vitória, em Vila Velha, na Grande Vitória. A gente quer ocupar vários locais da cidade.”.

Para saber mais sobre o surgimento do projeto, assista ao vídeo da feira na Argentina, que serviu de inspiração ao evento: Gratiferia – La Economia de la Nueva Era.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *