60 atrações musicais em Domingos Martins

Praça da Cidade. Foto: Site Soues

Edézio Peterle – Entre os dias 18 e 27 de julho, a cidade de Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, será palco do XXI Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular. Além das tradicionais oficinas musicais, concertos, orquestras, shows, palestras, recitais, estão entre as atividades exibição de filme e gastronomia .

Cerca de 60 atrações musicais compõem esta edição do Festival de Inverno, que estima receber aproximadamente 60 mil pessoas, entre turistas, alunos, professores, profissionais e apreciadores da música erudita e popular nos 10 dias de evento. Como de costume, o Festival é realizado na Sede do município de Domingos Martins, também conhecida como Campinho. As apresentações e shows são intercalados entre o palco principal, o coreto da pracinha, a praça de alimentação e a rua de lazer.

Banda Sinfônica da Fames. Foto: Fames

A abertura oficial acontece no dia 18 de julho, às 20h, na Praça Dr. Arthur Gerhardt, no centro da cidade. Após as solenidades, a Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) abre a programação musical. Na sequência, apresentam-se os cantores Idalina Dornelas e Marcelo Ribeiro. O Festival segue até o dia 27 de julho e durante todos os dias os participantes serão convidados a viver a música, em meio às baixas temperaturas típicas do clima de montanha.

Além da música, a culinária também terá destaque no Festival. Uma das novidades é a realização de um evento gastronômico, com a participação de 18 restaurantes locais, que prepararam pratos principais e sobremesas especialmente para serem servidos aos visitantes e turistas. O cardápio é formado por opções que vão desde a culinária mais tradicional até a mais sofisticada. Os valores dos pratos variam entre R$ 7,50 e R$ 82,00.

Zizi Possi. Foto: emvolta daarte

Serão oferecidas 31 oficinas em diversas áreas, distribuídas pelos distritos da Sede, Paraju, Melgaço e Aracê – e outras nas cidades vizinhas de Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. Os cursos são de Canto Popular, Clarinete, Contrabaixo Elétrico, Flauta, Piano, Regência Coral, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba e Bombardino, Viola, Violão Popular, Violino, Concertina e Sanfona e Violoncelo, entre outros, disponibilizando práticas musicais aos alunos iniciantes e avançados. As aulas ocorrem nos períodos matutino e vespertino.

Zélia Ducan. Foto: LumenFM

Dentre as dezenas de shows musicais gratuitos, duas atrações nacionais prometem agitar o festival: Zizi Possi, que se apresenta no sábado (19); e Zélia Duncan, no sábado da semana seguinte (26), com o repertório escolhido para seu novo CD.

Confira a programação completa do XXI Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins:

[accordion_container][accordion title=”18 de julho (Sexta-feira)“]20h: Abertura Oficial do Festival (Palco)
21h: Banda Sinfônica da Fames (Palco)
22h: Show com Idalina Dornelas (Coreto)
00h Show com Marcelo Ribeiro (Palco)[/accordion] [accordion title=”19 de julho (Sábado)“]9h: Abertura da Exposição Instrumentos Musicais Antigos (Casa da Cultura)
11h: Recital do Núcleo de Excelência Pianística (Igreja Luterana)
12h às 22h: Palco Livre (Rua de Lazer)
12h: Alexandre Lopes (Praça de Alimentação)
14h: Banda Fames nas Escolas (Coreto Pracinha)
18h: Recital Duo Claudia e Lício (Igreja Luterana)
19h: Quarteto Thymos e Cantora Hélène Walter – França (Igreja Luterana)
20h: Roger Bezerra e Banda(Coreto Pracinha)