Tenda Multicultural é um dos destaques nos 60 anos da Ufes

Vitor Simōes

A Ufes completa 60 anos em 2014. E para homenagear a Universidade, foi preparada uma programação especial que começou no último domingo, dia 4, e vai até o dia 31 de maio. Um dos destaques das comemorações é a Tenda Multicultural, que foi montada no estacionamento do Teatro Universitário. Nela, serão realizados shows, debates, apresentações de teatro, exposição fotográfica e o programa Tardes Infinitas, da Rádio Universitária, que será apresentado ao vivo, direto do local.

O Grupo América 4 abriu a programação cultural neste domingo, dia 4, com o show musical Grupo América 4 – 25 anos. O grupo, radicado em Vila Velha, surgiu com a união de músicos cuja trajetória artística passou por países como Bolívia, Argentina, Brasil, Peru, Uruguay, Honduras e Venezuela. Eles se dedicaram à difusão da cultura latino-americana, o que acabou influenciando diretamente em suas músicas próprias, que misturam flautas andinas e tambores de congo ao som de instrumentos convencionais.

IMG_20140505_133219141_HDRJá na segunda-feira, dia 5, logo ao meio dia, aconteceu uma apresentação do Grupo Moxuara. O grupo capixaba é em sua maioria formado por ex-estudantes da nossa Universidade. Segundo Flávio Vezzoni, musico compositor e fundador da banda, todas as pessoas deveriam se sentir parte da Ufes. “Uma universidade como esta existir é fundamental para a sociedade, e é muito importante que aconteçam eventos como este para trazer um sentimento de pertencimento nas pessoas”, disse.

Para Flávio, as pessoas hoje em dia não consideram mais a Ufes como uma segunda casa, e acabam passando por ela sem sentir que são parte da mesma. “É maravilhoso fazer parte desta festa, havia muitos anos que não tocávamos aqui e é sempre um prazer. Foi uma ótima ideia realizar esta semana cultural como forma de comemoração, já que ela ajuda a reabrir o leque de diálogo entre toda a comunidade acadêmica”, conclui o músico. Na terça-feira, o destaque foi a Big Bat Blues Band, que mostrou a qualidade do seu som para um público atento e animado.

Nesta quarta-feira, a Tenda terá muitas atrações. Para começar, às 10 horas, um debate sobre o tema “Cultura e meio ambiente – Evolução Cultural Humana e a Crise da Biodiversidade”. Já ao meio dia, show com Fernando Duarte e do grupo de choro Carne de Gato. No mesmo dia, serão apresentadas ainda uma peça, poesias e o lançamento coletivo de livros da Editora da Ufes (Edufes). Para finalizar o quarto dia na tenda, Zé Moreira é quem se apresenta com participação especial de Carlos Papel, às 19h30. Já às 21 horas, a banda Pó de Ser Emoriô finaliza a noite cultural.

A Tenda Multicultura funcionará até o dia 11 de maio. Confira abaixo a programação do que vem por aí:

04 de maio (domingo)

18 horas – Show musical “Grupo América 4 – 25 anos” e divulgação das atividades da semana comemorativa.

07 de maio (quarta-feira)

10 horas – Debate sobre o tema “Cultura e meio ambiente – Evolução Cultural Humana e a Crise da Biodiversidade”.

12 horas – Show com Fernando Duarte e grupo de choro Carne de Gato.

15 horas – Programa Tardes Infinitas, da Rádio Universitária, com entrevistas e atividades culturais ao vivo.

17 horas – Apresentação da peça O Segredo da Arca de Trancoso (BA) – Parceria Sesc.

18h30 – “Lugar de poesia é na calçada”, com a Confraria dos Bardos.

18h30 horas – Lançamento de livros da Editora da Ufes (Edufes).

19h30 – Show de Zé Moreira e participação especial de Carlos Papel.

21 horas – Show da banda Pó de Ser Emoriô.

08 de maio (quinta-feira)

10 horas – Debate “A memória do folclore na UFES”.

12 horas – Apresentação de bandas de congo.

14 horas – Apresentação de teatro de bonecos.

20 horas – Show Chiliques Herméticos, com Amélia Barreto.

21 horas – Show com André Prando e Fê Pascoal.

09 de maio (sexta-feira)

10 horas – Debate “Cultura e Novas Tecnologias”.

12 horas – Grupo Instrumental do curso de Música da Ufes.

21 horas – Show “60 anos de música, os movimento musicais no Brasil”, Grupo Vozes e convidados.

10 de maio (sábado)

18 horas – Shows musicais com as bandas Sob o Mesmo Sol, Vao Vao Vao, Sol na Garganta do Futuro

Obs.: Todas as atividades culturais são abertas ao público.