Lorrainy Merlo e Monielli Bonatto. – A indústria do casamento e todo esse universo que gira em torno dos matrimônios não para de crescer. A cada ano, novidades que deixam as noivas de cabelo em pé na hora da escolha. Vai casar? Então prepara o bolso. Neste que é o mês das noivas o Universo Ufes procurou saber: quanto custa casar? Casamento não é brincadeira de menininha; é um mercado que tem gerado muito dinheiro e emprego nos últimos anos no Espírito Santo. Numa cerimônia  existem detalhes que não podem ser deixados de lado.

Pensando num casamento para o mês de maio de 2015, três repórteres foram buscar orçamentos para esse dia tão especial. E ai noivinhas, preparadas? Vamos começar com os preparativos burocráticos: no cartório, para uma comunhão parcial de bens, o valor a desembolsar é R$320,00 mais uma taxa de R$30,00 no dia do casamento. Se além do casamento civil, os noivos também fizerem uma cerimônia religiosa, é preciso trabalhar com mais antecedência ainda. As datas nas igrejas católicas e batistas para o ano de 2015, por exemplo, já estão quase todas fechadas, restando pouquíssimas opções.

A escolha da cerimonialista é de suma importância. Se você não quer ter que lidar com todos os preparativos sozinha, escolha uma cerimonialista ou uma empresa de assessoria. Consultamos a Personal Wedding Projetos para Eventos, que oferece três pacotes: o PW Day – é uma assessoria para o dia do evento, na qual a empresa fica responsável pela organização da igreja e recepção dos convidados no cerimonial. No PW Start, a empresa é contratada desde o momento em que os noivos resolvem se casar e fica responsável por tudo. O PW Side é um pacote destinado àqueles noivos que já tomaram algumas decisões para o evento, como lista de presentes nas lojas e contratação de alguns fornecedores.

Para o buffet, o preço pode variar de R$ 85 (Cerimonial Casa Maio) a R$ 135 ( Cerimonial Vila Cypreste) por pessoa, em que os noivos podem escolher opções variadas para o cardápio como mini-porções, comidas árabes, mexicanas e até de boteco, além das bebidas e sobremesas. E, falando nos doces, uma mesa de bombons para uma média de 200 convidados chega a custar R$ 1.200,00 na Le Chocolatier.

Para garantir a diversão dos convidados o DJ é a opção que mais atrai os noivos. O DJ Rico Garcia, um dos mais requisitados do Estado, cobra, para uma festa de quatro horas de duração, valores que podem ir de R$ 2 a R$ 7 mil, incluindo nesse  pacote iluminação, canhões de led, máquina de fumaça, globos de espelho e muito mais.

São muitas miudezas, lembrancinhas especiais para os noivos e daminhas, bem casados, o bolo, o buquê, o dia de noiva no salão, ajudar a escolher a roupa das madrinhas e padrinhos… São tantos detalhes, que para se fazer um casamento dos sonhos, as organizadoras pedem um prazo de no mínimo oito meses.

Então, se você quer casar se prepara, tanto para esperar quanto para gastar.