As tendências do turbante

Neusa Afonso e Patrícia Fernandes

O turbante é para muitos símbolo de cultura e beleza. Países do oriente como Índia, África e Ásia utilizam muito esse acessório repleto de significado e funções.

Turbante áfricano

Onde e quando surgiu, até hoje não se sabe ao certo, mas é sabido que existia antes dos anos 570 d.C. Na década de 60, eles foram bem populares, mas não eram amarrados da mesma forma que hoje. Antes, não eram muito valorizados, mas, atualmente, começou uma nova tendência e muitas mulheres passaram a aderir aos turbantes, em diversos modelos, abertos ou totalmente fechados, com cores e texturas variadas.

A influência foi tão forte que pelas ruas vemos uma porção de gente com as mais diversas amarrações de lenços e turbantes na cabeça. Apesar de estar na moda, muitas pessoas não usam o turbante, umas porque acham bonito mas não sabem como usar, e outras porque acham muito chamativo ou um pouco desconfortável.

Já para algumas pessoas como a estudante do curso de Audiovisual Tainara Martins, usar turbantes é muito legal e interessante porque realça mais o cabelo e a beleza da mulher. Ela usa mais para ir a faculdade, mas gostaria de usar também em outras ocasiões, e acha bonito aquelas pessoas que conseguem combinar com diversos tipos de roupas.

A estudante Nayara Ramos, do curso de Psicologia, diz que ama sair de turbante, pois acha que ele cria um look sem igual, deixando a mulher mais versátil com estilo em qualquer ambiente. Para Nayara, não tem uma ocasião certa para se usar o turbante, depende muito de cada pessoa, ele cai bem tanto com uma roupa social para um dia normal de trabalho como em um vestidinho para um passeio no parque, e fica perfeito para compor o visual de uma festa de sábado à noite.

Há vários modelos de turbantes, desde os mais tradicionais, até o mais moderno. Eles podem ser usados tanto no verão quanto no inverno, basta saber como combinar com sua roupa. Para fazer o turbante pode-se utilizar qualquer tipo de lenço, mas é necessário ter em mente que quanto mais fino o lenço, menos volume ele faz na cabeça.

Para as mulheres que querem adotar o visual, e não são sabem como faze-lo ou como amarrar o lenço, podem optar por comprar os turbantes já prontos para usar, são mais práticos de colocar na cabeça.

Existem várias formas de amarrar o lenço, escolha a que mais combine com seu estilo, e levando em conta também o formato de rosto e o corte de cabelo.

Confira o nosso vídeo em: