Lorrainy Merlo e Monielli Bonatto – No último final de semana aconteceu  a Primeira Feira Literária Capixaba. O evento contou com a participação do Grande Circo do SESC e a banda da Polícia Militar em sua abertura. A feira, além de promover a leitura também visou todo o universo cultural capixaba, com oficinas, contadores de histórias, shows, apresentações circenses e muito mais. A Ufes também participou da feira com um estande com programação variada.

Várias escolas deixaram as salas de aula para prestigiar a feira, tudo isso com a intenção de promover o primeiro contato dos pequenos com a literatura capixaba, como conta a professora da Escola da Ufes, Letícia Brito. “Achei interessante, a abertura com banda e a contação de história foi bem bonita, os meninos puderam manusear alguns livros. Tem toda a questão do estímulo, do incentivo a leitura, a valorizar os espaços que são oferecidos e apreciar diferentes tipos de artes, como música e literatura.”

A Esther de 8 anos nunca tinha ido a uma feira literária e disse que vai se dedicar mais à leitura a partir de agora. “Nunca tinha visitado uma feira e o que eu mais gostei foi dos contadores de história.” Mas, não é apenas o universo infantil que foi prestigiado na feira. Mesas redondas, debates e conversas com escritores também fizeram parte dos dias do evento. A feira contou ainda com um stand reservado para deficientes visuais, com livros em braile, além disso, todas as palestras ofereceram tradução simultânea em linguagem de sinais.

O evento aconteceu na Praça do Papa, na Enseada do Suá, dos dias 15 a 18 de maio. A Feira Literária Capixaba foi uma realização da Academia Espírito- santense de Letras, junto à Academia Feminina Espírito- santense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.