A primeira vez no Intercom Sudeste

Share Button

Por Brunela Alves, Neusa Afonso e Patrícia Fernandes – A expectativa é grande, desde fevereiro a estudante Amanda trabalhou duro na pesquisa para produzir um artigo com sua colega, por sugestão de um professor, para apresentar no Intercom Sudeste 2014.

O maior encontro regional de estudantes de Comunicação chega este mês ao Espírito Santo. O Intercom Sudeste 2014, visa a debater assuntos ligados à Comunicação e está na sua 19ª edição. A cidade de Vila Velha foi a escolhida para sediar esse congresso nos dias 22 a 24 de maio na Universidade de Vila Velha (UVV).

A expectativa da organização é receber cerca de 2 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área. Dentre eles está Amanda e outros inúmeros estudantes que estarão pela primeira vez nesse congresso.

Amanda Magnani
Amanda Magnani

Amanda Orlando Magnani, 19, é graduanda em Comunicação Social na UFMG, e pela primeira vez vem ao Espírito Santo. Ela decidiu participar do Intercom por indicação de um professor que coordena um grupo de estudos do qual faz parte. Por sugestão dele,  ela e uma colega se reuniram para escrever um artigo para o Intercom. “Nós duas achamos que escrever esse artigo seria uma experiência interessante, principalmente para nós que ainda estamos no começo do curso, e que também seria uma grande oportunidade ter um artigo publicado em um congresso de Comunicação Social, além, claro, de poder conhecer outros estudantes e professores da área e seus respectivos trabalhos”, conta a estudante.

Amanda e a colega Isabelle Chagas irão apresentar o artigo “A influência do estilo barroco na fotografia contemporânea: Um olhar sobre a obra de Joel-Peter Witkin” na Intercom Júnior. A estudante acredita que o evento vai acrescentar muito à sua formação e já conta os dias para chegar ao Estado.

Na primeira visita ao Espírito Santo, a mineira irá se alojar na casa de um voluntário da mesma ONG da qual participa, a AFS Intercultura. A congressista contou que não encontrou dificuldades em arrumar alojamento ao entrar em contato com o pessoal da organização do Congresso: “Consegui falar com o comitê, que identificou um voluntário para me receber”, disse entusiasmada.

Outra estudante que irá apresentar um artigo no Intercom é Johanna Inácia Honorato, 18, aluna de Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A congressista também apresentará um artigo intitulado “Análise de Big Data a partir de Parâmetros Visuais” e tem as melhores expectativas para com o evento, desejando que as oficinas sejam interessantes e que o ambiente seja de aprendizado. Johanna acha que participar de congressos de comunicação que reúnem diversos temas de pesquisa é sempre interessante. “É um modo de saber o que se estuda e analisa em outras universidades, e tomar conhecimento sobre outras linhas de raciocínio, além de enriquecer meu currículo como pesquisadora”, analisa.

A estudante Angélica Gomes dos Santos, 21, aluna de Publicidade e Propaganda da Ufes disse que os motivos que a levaram a se inscrever no congresso foram a possibilidade de atualização curricular, a programação oferecida e os contatos profissionais que pretende fazer durante o evento. Diante da vasta programação que está sendo ofertada, a estudante se diz animada e muito ansiosa para participar. “Estou contando os dias para o início do congresso. Encontrei todas as informações que precisava com facilidade, pois o site é bem simples e prático.”, afirma Angélica.

Gustavo Ferreira
Gustavo Ferreira

O aluno Gustavo Ferreira, 19, graduando em Jornalismo pela Ufes, decidiu participar do Intercom Sudeste como ouvinte para conhecer o evento, já que muitos falam ser bem diferente de outros encontros que já participou. O estudante se queixa de não apresentar nenhum trabalho no Intercom: “Queria muito apresentar, porém não fui auxiliado por nenhum professor e acabei desistindo.”, diz o estudante. As expectativas dele para com este evento são muitas. Gustavo pretende adquirir conhecimento para a vida acadêmica, além de conhecer estudantes de outras instituições do Estado e do Brasil. De acordo com ele, as informações no site estão sendo suficientes: “Eles estão conseguindo sanar as dúvidas dos participantes, além de conseguirem fazer a divulgação das programações com bastante antecedência.”, afirma Gustavo.

A Intercom

É a Sociedade Brasileira de Estudos em Comunicação, uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 12 de dezembro de 1977, e reconhecida internacionalmente. Tem como objetivo estabelecer o intercâmbio de conhecimento através da produção científica entre alunos, ex-alunos, pesquisadores e profissionais de comunicação. A instituição, além de promover encontros periódicos e simpósios, também é responsável por realizar um Congresso Nacional, este ano previsto para realizar-se em Foz do Iguaçu.

Programação
As inscrições para o Intercom Sudeste 2014 já foram encerradas e a programação completa pode ser encontrada no site do Intercom, no endereço http://www.intercomsudeste2014.com.br.

[accordion_container][accordion title=”Quinta-feira (22/05/2014)“]

Manhã

A partir das 8h: Credenciamento

Local: Foyer do Cineteatro

9h às 12h: EXPOCOM

Tarde

14h às 18h: Oficinas / Intercom Jr. / DTs

Noite (Local: Cineteatro UVV)

18h: Solenidade de abertura

18h30 às 19h45: Conferência de abertura

  • Tema: Comunicação – Guerra e Paz
  • Conferencista: Marialva Barbosa (UFRJ)
  • Mediadora: Iluska Coutinho (UFJF)

20h15 às 21h30 – Painel Globo

  • Tema: Transmídia: Novas narrativas, novos modelos
  • Conferencista: Alex Medeiros (Gerente Multiplataforma da Divisão de Conteúdo Artístico da Rede Globo)
  • [/accordion][/accordion_container]

[accordion_container][accordion title=”Sexta-feira (23/05/2014)“]

Manhã

08 às 12h: Oficinas / EXPOCOM / DTs

9h: Mesa

Local: Cineteatro

  • Tema: Jornalismo: as guerras para informar e comunicar
  • Componentes:  Audálio Dantas (Jornalista / Escritor) / Edgard Rebouças  (UFES) / Jorge Felz  (UFJF)
  • Mediador: Rodrigo Cerqueira (UVV)

11h: Hall do Cineteatro

Sessão de autógrafos com Audálio Dantas – Lançamento da obra “As Duas Guerras de Vlado Herzog”.

Tarde

14h às 18h: Oficinas / Intercom Jr.

Noite (Local: Cineteatro UVV)

18h: Publicom – Foyer do Cineteatro

19h: Painel

Local: Cineteatro

  • Tema: Publicidade e Propaganda: trajetória e desafios atuais
  • Componentes: Adolpho Queiroz (Mackenzie) / Eduardo Murad (UFF/IBMEC) / Vander Casaqui (ESPM)
  • Mediador: Gladson Dalmonech (UVV)

[/accordion] [accordion title=”Sábado (24/05/2014)“]

Manhã

08 às 12h: EXPOCOM

9h: Mesa

Local: Cineteatro

  • Tema: Jovem e Consumo Midiático em Tempo de Convergência: resultados preliminares da pesquisa junto aos jovens da região sudeste.
  • Componentes: Anderson Ortiz (UFRJ e FACHA) / Claudia Fonseca (UFMG) / Daniela Zanetti (UFES)
  • Mediadora: Nilda Jacks – (UFRGS)

9h: ENSICOM

Local: Área de Eventos (INOTEC)

  • Interface extensão e ensino de comunicação
  • Expositores: Renata Rezende Ribeiro (UFF)/Márcio Castilho (UFF)
  • Mediadora: Edna de Mello Silva (UFT)

Tarde

13h:30 às 15h:30: ENSICOM Interface pesquisa e ensino de comunicação

Local: Área de Eventos (INOTEC)

  • Expositores: Adriana Omena (UFU)/Mônica Fort
  • Mediadora: Maria Nazareth Bis Pirola (UVV)

17h: Divulgação do Prêmio Expocom / Encerramento (Local: Cineteatro UVV)

[/accordion][/accordion_container]

 

*Programação sujeita a alteração

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *