A Copa começa aqui!

Mariana Bolsoni – O Espírito Santo vai ser o primeiro Estado do Brasil a receber seleções para a Copa do Mundo 2014. Austrália e Camarões escolheram o Estado como sede para os jogadores se prepararem para o maior evento esportivo do planeta, mas, para isso, o governo e as prefeituras precisaram se organizar e planejar ações para receber essas delegações. Os australianos e camaroneses irão se hospedar em Vitória e realizarão os treinos em Cariacica.

A chegada das seleções está prevista para os dias 28 de maio (Austrália) e 07 de junho (Camarões). A delegação da Austrália ficará hospedada no Hotel Senac, na Ilha do Boi, e os treinos serão realizados na Arena Unimed/Sicoob, em Cariacica. Já a equipe de Camarões ficará no Sheraton Hotel, na Praia do Canto, e treinará no Estádio Kleber Andrade, também no município de Cariacica.

Primeiro complexo esportivo

O Complexo Esportivo Kleber Andrade é o primeiro deste porte no Espírito Santo. O estádio localiza-se em Cariacica e ocupa uma área superior a 85.000 m2, onde está sendo construída uma arena multiuso, que possibilitará ser palco de outras seis modalidades esportivas. O Kleber Andrade não foi construído para receber Camarões, mas um dos motivos para a seleção escolher o Estado foi o estádio. “A prática esportiva será mais valorizada depois da entrega do Kleber”, completou Lilian.

O Ministro do Esporte Aldo Rebelo visitou no inicio do mês de maio as instalações das seleções de Camarões e Austrália, e aprovou o que viu. “Esse estádio demonstra a capacidade e organização do Espírito Santo. A construção será o maior legado esportivo que o Estado já teve. O ministério tem muita honra em cooperar com esse lugar e com outros projetos que envolvam o Espírito Santo. Isso não é um estádio, e sim um Palácio dos Esportes”, afirmou o ministro.

Os embaixadores de Camarões e Austrália no Brasil também já estiveram no Estado este ano. Representantes dos dois países realizam visitas frequentes para conhecerem os hotéis, centros de treinamento e as cidades onde os jogadores irão transitar.

“Em 2011, o Estado recebeu a primeira visita da Austrália, com representantes da Embaixada e do Comitê Olímpico, visando às Olimpíadas de 2016. Tudo começou a partir daí. As seleções estrangeiras começaram a ver o Espírito Santo como uma opção para treinamento. Com o despertar do interesse, fomos no qualificando com o objetivo de trazer um pedacinho da Copa do Mundo para o nosso Estado. E conseguimos. O povo capixaba terá uma experiência nunca realizada antes em nossas terras. Estamos preparados e de braços abertos para receber os australianos, camaroneses e todos os turistas”, declarou a secretária de Esportes e Lazer do Espírito Santo, Lilian Siqueira.

DSC_7108
Renato Casagrande recebe Ministro de Esporte no Kleber Andrade. Foto: Nestor Müller

Turismo e segurança

A Secretaria de Turismo (Setur) também está bastante envolvida com o evento. Para divulgar o Estado, está sendo realizado um trabalho com os agentes e operadores de viagens para organização de pacotes turísticos para o Espírito Santo; e articulação com o Ministério do Turismo e Embratur para ações internacionais de promoção do Estado nos dois países e também países vizinhos. Além disso, a Setur vem oferecendo cursos gratuitos para os profissionais da área receberem as delegações e turistas estrangeiros que visitarão o Espírito Santo durante a pré-temporada da Copa 2014.

A presença das seleções deve trazer cerca de 20 mil turistas ao Estado, segundo expectativa do Ministério do Turismo.

A Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp) planejou um esquema de segurança e realizou diversos treinamentos policiais, com o objetivo de oferecer mais segurança às equipes e não afetar a rotina de todos os capixabas. O esquema foi montado com o apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e das prefeituras de Vila Velha, Cariacica e Vitória. O plano de ação da polícia não será divulgado por motivos de segurança dos atletas.