Ao entrar na universidade, os estudantes se deparam com milhares de projetos, matérias, provas, trabalhos. Além de procurar se sair bem nas disciplinas, em alguns cursos, eles buscam o gol de placa e o ponto mais alto do pódio nos campeonatos interclasses

(Ingrid Bastos e Tamires Mazin) – Os campeonatos interclasses são cada vez mais comuns nos cursos de graduação da UFES. Além de ser uma prática saudável, é divertida e estimula os alunos a praticarem atividades esportivas no dia-a-dia. Enquanto em alguns cursos essas competições começaram há pouco tempo, em outros já fazem parte da história e das lendas dos estudantes.

Na comunicação, o esporte escolhido foi o futsal e o campeonato foi batizado de Futcom. Ele reúne todos os períodos e acontece há mais de 15 anos no curso. Até 2004, a competição era organizada pelo Centro Acadêmico e sofria problemas de periodicidade, já que em algumas gestões ninguém entendia, jogava ou sequer gostava de futebol. Incomodados com a falta dos jogos e de uma estrutura básica, alguns alunos se reuniram e solicitaram que o Futcom fosse organizado por uma comissão externa. Assim, surgiu o “Clube dos Oito”, uma paródia ao Clube dos 13 (entidade que organiza o futebol nacional), que durou até 2011. Formado por um representante de cada período, eles tomavam todas as decisões relativas ao campeonato.

Com a criação do Clube dos Oito, o Futcom passou a ser tratado com mais seriedade em sua organização. As partidas eram realizadas com um juízes federados, havia bolas, coletes, apitos, súmulas das partidas e os jogos passaram a ser disputados em quadras mais bem estruturadas, como Ginásio Jones dos Santos Neves.

Futcom 2009/2

As meninas também ganharam espaço e entraram no jogo com o Futcom Feminino. O campeonato cresceu e passou a ter até público externo. João Knop, graduado em Publicidade e Propaganda na Ufes, foi um dos principais integrantes do “Clube dos Oito” na época, e conta que as disputas eram muito divertidas e movimentavam as turmas. A última edição do campeonato foi disputada em 2011, e contou com seis times masculinos e três femininos.

Após essa edição, a disputa perdeu força, apesar de nos anos seguintes alguns alunos tentarem organizar a competição. Foi só no final do ano passado que uma turma de Publicidade se reuniu e tomou a frente da próxima edição do campeonato. O Futcom 2014 está programado para acontecer dia 23 de fevereiro no ginásio Tancredão e as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no link: https://docs.google.com/forms/d/10zR45DfpOynfr0qY62dGLCUkffiXZ9yiTu-_kwmVGcQ/viewform

Educação Física também promove competições

Já no curso de Educação Física, por exemplo, existem os interclasses de várias modalidades, com times femininos e masculinos. Gabriella da Silva Pereira, estudante do sétimo período de graduação do curso de Licenciatura em Educação Física e bolsista pesquisadora do grupo CRIA (Grupo de Estudos em Práticateoriaprática da Educação Física na Educação Infantil), conta que as práticas esportivas têm como objetivo a interação entre as turmas, e normalmente, são organizados pelo Diretório Acadêmico “26 de Junho”, seguindo a determinação do seu estatuto para organizar os campeonatos.

Segundo ela, as datas dos eventos dependem de decisão da diretoria do Diretório Acadêmico de Educação Física, mas elas sempre acontecem anualmente até por ser uma característica da área estudada. O último evento de interclasse foi de Futsal e ocorreu no mês de julho de 2013, no ginásio do Tancredão, contendo times masculinos e femininos.

Todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Educação Física e Desportos – CEFD – da UFES podem participar dos interclasses. Os times ganhadores, além de levarem medalhas e troféus de campeões, recebem premiação individual caso se destaquem durante os jogos. O DA de Educação Física ainda não marcou a data das competições deste ano.