Literatura no rádio

[h4]Estudantes produzem quadro com conteúdo que valoriza a leitura[/h4]

(Letícia Comério) Literatura e rádio. Apesar de contemplarem sentidos diferentes para ambos é necessário usar a imaginação, que tem o poder de transportar o ouvinte e o leitor por meio da criatividade. Essa combinação inusitada é feita pelo Prólogo.

Veiculado no programa Revista Universitária, da Rádio Universitária 104.7 FM, Prólogo é um quadro de literatura criado, produzido e apresentado pelos estudantes de jornalismo da Ufes Leonardo Ribeiro, Luiz Zardini Jr. e Magalli  Souza Lima. Sendo um espaço para discussão de literatura no rádio, o quadro apresenta livros e escritores da atualidade, reforçando o aspecto prazeroso da leitura.

Além disso, seus apresentadores fazem indicações de livros, entrevistas com escritores, intelectuais da área e estudantes, apresentam lançamentos literários e as últimas notícias do mundo da literatura, também realizam sorteios para os ouvintes e participam da cobertura de eventos da área.

“Não temos no estado muitos espaços onde se falam apenas de literatura. Mas temos muitas pessoas interessadas em consumir esse tipo de informação. Falamos de literatura, seja ela de fora ou daqui, já que temos produções do estado que precisam ser lidas pelos capixabas. No rádio capixaba é mais raro ainda. A gente do Prólogo veio ajudar a preencher esse espaço”, afirma o apresentador Leonardo Ribeiro.

Com linguagem jovem e dicas de livros que prezam a nova literatura brasileira, as editoras independentes e os escritores que movimentam esta cena, sobre a escolha das obras que comentam Leonardo diz: “Escolhemos os livros resenhados acompanhando os lançamentos das editoras ou simplesmente escolhemos algum livro que lemos e gostaríamos que os outros também lessem. Nossos gostos em literatura são fiéis aos livros indicados pelo quadro. Em geral, é literatura brasileira contemporânea”.

O quadro Prólogo vai ar toda terça-feira, a partir das 18 horas, no programa Revista Universitária, da Rádio Universitária 104.7 FM (http://www.universitariafm.ufes.br/)

Podcast’s: prologoleituras.tumblr.com
Facebook: facebook.com/prologoleituras