Em outubro de 2014, o Espírito Santo receberá atenção mundial para o setor de CTI

(Vanessa Ferrari) Sede da Copa do Mundo em 2014, o Brasil também será palco do evento mais importante de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da International Federation of Inventors’ Associations (Ifia). Promovido pelo Espírito Santo, o evento contará com exposições de 15 países, durante a 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, de 08 a 11 de outubro, na Praça do Papa.

A Ifia elegeu o ES para realizar seu principal evento devido à estrutura da 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que aconteceu em 2013 e às condições apresentadas pelo Estado, como grandes indústrias, empresas inovadoras, projeto de parque tecnológico e ambientes de pesquisa, condições que favorecem o fomento da ciência e são essenciais na produção de inovação.

Também contribuiu para isso o projeto Orcante, desenvolvido pelo pesquisador capixaba, o médico veterinário e hoje integrante do Núcleo de Inovação da Secretaria de Ciênica e Tecnologia do ES, Marcelo Vivacqua. Ele foi à Coreia do Sul, representando o Brasil, para expor seu projeto durante a Seoul International Invention Fair (Siif) – Feira de Inovação de Seoul. Na ocasião ele concorreu com mais 700 invenções, de 32 países e foi premiado em primeiro e segundo lugar pela World Intellectual Property Organization (Wipo) e Associação Coreana de Propriedade Intelectual (Kipo), respectivamente.

O presidente da Ifia, Dr. Andras Vedras, visitou o Espírito Santo e destacou o incentivo à ciência, tecnologia e inovação na defesa do Estado para sede do principal evento da Federação. “Durante minha participação na Semana de Ciência e Tecnologia do ES, presenciei um intercâmbio de diversas áreas e instituições, todas atreladas à inovação. Um movimento fantástico que atraiu pessoas de todas as idades. É o ambiente perfeito para realizarmos nosso principal evento”, afirma.

Com expectativa de apresentar mais de mil atividades nacionais e 100 internacionais, a Feira Internacional de Inovação terá participação das escolas públicas e privadas, órgãos municipais e estaduais, empresas, inventores e pesquisadores e será coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) e Associação Brasileira dos Inventores, Pesquisadores e Inovadores (Abipir).

Ifia

A Ifia é uma federação de inventores, com 86 países associados, que agrupa associações em todo o mundo e funciona como um porta-voz único para a categoria. Com objetivo de fomentar a ciência e incentivar inventores, a federação escolhe, todo ano, um evento para reunir os países e promover a cooperação entre os associados. Em 2013, o país escolhido foi a Coréia do Sul.

10º Semana de Ciência e Tecnologia

O evento aconteceu em outubro de 2013 na Praça do Papa, em Vitória. Realizado pela Sectti, promove atividades de fomento à ciência, tecnologia e inovação. Participam empresas, órgãos públicos, pesquisadores e sociedade em geral. Na décima edição, a Semana recebeu mais de 150 mil visitantes e apresentou 1500 atividades entre palestras, mostras, vídeos, invenções, oficinas, jogos e atrações culturais.

Projeto Orcante

O inventor desenvolveu um medicamento à base de papaína, ácido láctico e bromelina (substâncias extraídas do mamão, leite e abacaxi) que é capaz de curar o câncer animal. O Orcante (Organic Cancer Treatment), que ainda está em fase experimental, já foi testado em 150 animais e todos apresentaram sucesso no tratamento. As substâncias do mamão e do abacaxi fazem com que a célula cancerígena perca sua parede protetora, ficando vulnerável à ação da substância do leite, que a destrói.

IMG_4323

Premiação recebida por Marcelo Vivacqua na Feira Internacional de Inovação da Coreia do Sul