R$ 12 mil serão divididos entre seis coletivos jovens que atuem na Grande Vitória e desenvolvam projetos de cunho social

(Fernando Correia) Desenvolver programas que proporcionem entretenimento para crianças e jovens em bairros carentes. Esse tem sido o objetivo dos coletivos jovens, que ganham cada vez mais espaço e notoriedade no Estado ao não poupar esforços para colocar em prática programas que, ao mesmo tempo que ensinam, colaboram para eliminar as barreiras sociais nas cidades.

Para facilitar o desenvolvimento dessas ideias e certificar que elas sejam colocadas em ação, o Instituto Tamo Junto desenvolve, desde o ano passado, o programa “Caiu na Rede é Jovem”, de financiamento para projetos de coletivos jovens que possuam cunho social e ajudem a fomentar as organizações da base em que atuam.

Com o intuito de identificar, reconhecer e apoiar essas iniciativas, o edital contemplará coletivos jovens nos campos da cultura, arte urbana, meio ambiente, esporte e lazer, com atuação nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Viana. As propostas inscritas devem ser elaboradas em um processo de diálogo participativo com as organizações de base da comunidade em que se insere, em especial com a comunidade jovem.

Reviravolta Coletiva

Um dos projetos apoiados pelo edital do ano passado foi o Reviravolta Coletiva. Organizado pelo Assédio Coletivo, grupo formado por produtores e interessados na cena cultural do Estado. Reviravolta Coletiva vai além de mostrar ao público as produções de artistas da Grande Vitória. O evento é, principalmente, uma semana para integração de coletivos com o público das cidades. O primeiro foi realizado entre os dias 13 e 27 de outubro e promoveu oficinas, mesas de debate e intervenções urbanas

Reviravolta Coletiva, é uma tentativa de colocar em evidência o trabalho dos grupos culturais por meio de uma agenda integrada, e possibilitar um novo olhar da sociedade sobre a atuação da juventude e dos movimentos sociais. O trabalho desses coletivos influencia diretamente a economia, a cultura, os processos de formação e promove, cada qual a seu modo, o desenvolvimento social.

As inscrições para o “Caiu na Rede é Jovem” já estão abertas e podem ser feitas até 31 de março. O Edital está disponível no site www.institutotamojunto.org.br para mais informações