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Em entrevista para o Universo Ufes, Leonardo Machado destaca os principais aspectos do alongamento

(Jéssica Rebel e Samylla Andreão) Alongar é uma necessidade para os atletas. O alongamento é uma técnica que desenvolve a flexibilidade do corpo e traz uma série de vantagens para o cotidiano, mas com que frequência temos que realizar essa atividade?

O professor de Educação Física, Leonardo Machado, concedeu uma entrevista ao Universo Ufes e explicou a importância do alongamento durante as atividades físicas.

Universo Ufes: Qual a importância de se alongar antes e após as atividades físicas?

Leonardo Machado: Antes de falarmos sobre alongamento acho que devemos entender do que se trata. Em geral as pessoas confundem alongamento com flexibilidade. A flexibilidade é um dos componentes da aptidão física relacionado a saúde, tal como a composição corporal, aptidão cardiorrespiratória, resistência e força muscular,  que contribuem para a melhora na qualidade de vida de um indivíduo. Quanto ao alongamento, este seria uma técnica para se obter um desenvolvimento da flexibilidade do corpo e o consequente aumento da amplitude articular com menos limitações. Sendo assim, a literatura traz a importância dessa técnica que deve ser desenvolvida de forma contínua, antes e após os exercícios, podendo ser feitos ainda durante os intervalos destes. A  partir de sua adesão nas práticas esportivas ou em seu dia-a-dia as pessoas tendem a aumentar sua flexibilidade, adquirindo maior autonomia nas atividades diárias básicas (como amarrar seu tênis) e evitando possíveis lesões na prática esportiva.

UU: Quais alongamentos são imprescindíveis de fazer em qualquer exercício?

LM: Não existe uma fórmula, no entanto, tornam-se interessantes alongamentos que realizem movimentos multiarticulares (joelho, ombros, cervical, cintura, etc.). Podendo-se adotar variáveis do alongamento, como o alongamento ativo: o indivíduo realiza alongamentos a partir de sua própria contração muscular; o passivo: o indivíduo recebe auxílio para o alongamento de elementos externos como pessoas e objetos (bolas, pesos); ou ainda o isométrico: Trata-se de o indivíduo realizar movimentos com base passiva e depois assumir uma postura de contração da musculatura com auxilio de pessoas e/ou objetos externos.

UU: Quais os riscos as pessoas correm quando não se alongam?

LM: O alongamento deve ser encarado de forma contínua, podendo ser feito até mesmo em momentos distintos à pratica da atividade. A falta de flexibilidade poderá gerar, entre outras: redução da amplitude de movimentos; menor autonomia de movimentos de membros e principalmente na terceira idade, aumento do risco de lesões nas atividades físicas.

UU: Os alongamentos modificam dependendo do esporte ou da atividade que a pessoa pretende praticar?

LM: Cada modalidade esportiva poderá exigir um nível maior de flexibilidade de regiões específicas do corpo, sendo assim, modalidades que usam mais pernas como as corridas, podem requerer um foco maior nelas, porém, ainda assim, as pernas não são isoladas na corrida, e ombros, tronco, mãos também são utilizadas de forma acessória, sendo assim, a falta de alongamentos poderá gerar desconfortos e até mesmo lesões devido à falta de aquecimento das mesmas.

UU: Sinta-se à vontade para fazer suas considerações finais sobre os exercícios de alongamento.

LM: Cabe outro apontamento. O alongamento se olhado de forma pontual também serve como iniciação ao aquecimento muscular e articular, sendo uma de suas eficiências de forma pontual, pois quando se faz alongamento antes das atividades físicas a musculatura passa a ser ativada. Associado ao alongamento, sugiro a adequação ainda de um momento para aquecimento do corpo (como caminhadas mais leves), a qual dependerá das especificidades da modalidade esportiva, opção de lazer, entre outros.

Todo programa de exercícios, independentemente de seus objetivos ou modalidade, deve incluir o alongamento em sua rotina. Portanto, alongamentos são mais que recomendáveis, pois oferecem benefícios a longo prazo para o corpo. E você, está esperando o que para começar a se alongar?

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