Tratados como gente

[h3]Animais de estimação recebem cada vez mais atenção e cuidado de seus donos que fazem questão de proporcionar tudo o que existe de melhor para vê-los bonitos e saudáveis[/h3]

(Luiz Zardini Jr.)  Eles são companheiros inseparáveis dos seres humanos e recebem muito carinho, cuidado e atenção de seus donos. Ter um animal de estimação em casa é um costume antigo e cada vez mais comum. Cães e gatos são a preferência da maioria das pessoas, que fazem questão de tratá-los como se fossem gente, sem medir esforços para mantê-los bem cuidados e saudáveis.

Este é o caso da jornalista Raphaela Tavares Rabelo, de 25 anos. A cachoeirense, que atualmente mora na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, é dona da cadelinha Lani, da raça cocker spaniel. A jornalista conta que, quando viu a cachorrinha pela primeira vez, foi amor à primeira vista. “Estava andando em Jardim da Penha e vi uma ninhada em uma pet shop. De todos os filhotes, ela foi a primeira a se aproximar de mim e acabei me apaixonando. Eu morava com a minha mãe na época, e não pensávamos em ter cachorro, mas não consegui resistir. Falei com a minha mãe e no outro dia voltamos lá e compramos a Lani.”

raphaela e lani
Raphaela e a cadelinha Lani, da raça cocker spaniel.

Além da cadela, que já está com nove anos de idade, Raphaela e o marido, Claudio Rabelo, têm mais dois gatos, o Peteleco, de quatro anos e o Zifofo, de sete anos. Ela diz não ter ideia de quanto gastam por mês com os animais, mas a maior parte dos gastos vem das despesas com ração, banhos, tosas e consultas veterinárias. “Nossa maior despesa com a saúde da Lani foi quando ela precisou fazer duas cirurgias, ano passado, pois estava com câncer. Ficamos muito preocupados com o estado de saúde dela, mas as cirurgias ocorreram bem e ela está curada. Se ela precisar passar por novos tratamentos, não vamos medir esforços para ajudá-la”, afirma.

gatos da rapha
Peteleco e Zifofo.

Apaixonada por gatos, a estudante de Publicidade e Propaganda, Luany Lima do Nascimento, de 22 anos, tem atualmente 13 gatinhos em casa. O primeiro gato ela comprou. Alguns meses depois, deixaram um filhote na porta da casa dela, que foi logo adotado. “Cuidamos com muito carinho e amor. Minha mãe perdeu noites de sono cuidando dela, pois precisava ser amamentada muitas vezes durante o dia”, relembra.

lani
A cadelinha Lani com roupinha e acessórios.

Os gatinhos que vieram depois são filhotes dos primeiros, que também tiveram filhotes. No total, Luany e a mãe têm 13 gatos em casa e pretendem doar sete, para conseguirem cuidar melhor deles. A estudante também diz que não mede esforços para cuidar bem de seus bichinhos. Ela explica que os gastos que tem, estão relacionados com a compra de ração, areia e vacinas. “Tenho um gasto de cerca de R$ 200 por mês com eles, mas a minha maior despesa vai ser com a castração deles. A castração deles vai sair por quase R$ 2 mil. Eu não meço esforços para cuidar bem deles. Então, o que for necessário gastar eu gasto. Também gosto de agradá-los com petiscos, pois são animais que me fazem bem. Eles merecem ser tratados como filhos”, conta.

Luany Lima e um de seus 13 gatinhos.

Luany revela também que resolveu ter um gato como animal de estimação na tentativa de vencer a timidez. “Comecei a ter gatos para tratar minha timidez e para tentar ser mais aberta emocionalmente com as pessoas. Eles são ótimos animais para auxiliar nesse processo de terapia.”

gatos
Dois filhotinhos que vivem na casa de Luany.

Os benefícios dessa relação

De acordo com a psicóloga Liliann Fracaroli, a relação entre seres humanos e animais pode trazer inúmeros benefícios para ambos. “Animais proporcionam benefícios como a elevação da autoestima, da empatia, da capacidade de desenvolver habilidades de cuidar do outro, além de liberar neurotransmissores ligados à sensação de bem estar, como a serotonina.”

Mas Liliann também alerta que, em muitos casos, a relação entre seres humanos e animais nasce da compensação de uma perda sofrida. “Muitas pessoas, diante da perda de pais, filhos e cônjuges, ou mesmo do término de um relacionamento, acabam transferindo esses sentimentos para os animais”, afirma.

Sobre o costume cada vez mais comum de ter animais como bichinhos de estimação, Liliann aponta alguns dos possíveis motivos para esse comportamento. “Nesta configuração atual da sociedade, a mulher acaba adiando a maternidade e focando na vida profissional. Também temos muitas pessoas morando sozinhas em função dos estudos e de trabalho. É neste momento em que a  transferência de sentimentos acontece, e o novo bichinho de estimação se torna um membro da família”, explica.