[h4]Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social será realizado em março de 2014 na Ufes e discutirá suspensão dos cursos de Jornalismo e Publicidade [/h4]

[Magalli Souza Lima]  Entre os dias 15 e 22 de março do ano que vem, o Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social (Cobrecos) acontecerá no campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória. Um dos temas que promete dominar o encontro é a suspensão, pelo Ministério da Educação (MEC), dos vestibulares de comunicação social/Jornalismo e Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da Universidade, devido aos baixos conceitos obtidos no Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

“A Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social) já iniciou a elaboração de um documento para contestar a decisão do MEC. O que deve ficar claro neste momento é que a suspensão do vestibular não é culpa dos estudantes que boicotaram a prova no Enade, mas sim do próprio MEC”. Esse é o posicionamento da comissão de organizadora do encontro, transmitida em entrevista ao Universo Ufes por um dos sues integrantes, o estudante Ricardo Aiolfi.  “Independente do rumo que essa questão tomar, com certeza será um dos temas debatidos. A grande questão que devemos abordar será: que avaliação queremos? Está na hora do MEC levantar da cadeira e ver a realidade em nossas universidades”, afirmou Ricardo.

Sobre a punição das universidades, a Executiva também se posiciona. “Punir as universidades que ficaram abaixo da nota estipulada pelo MEC é tentar mascarar a falta de investimentos na área da Educação. Não somos clientes. Educação não é mercadoria”, afirma Ricardo. Juntamente com o Centro Acadêmico de Comunicação Social, o Cacos, a comissão organizadora do Cobrecos também planeja atuações de orientação ao aluno em breve. E, para ficar por dentro de todas as decisões e ações, basta acompanhar as reuniões presenciais e online no grupo oficial do Cobrecos: https://www.facebook.com/groups/267875599903126/?fref=ts

O Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social (Cobrecos) acontece anualmente, e reúne estudantes de Comunicação Social de todo o território brasileiro. A característica desse encontro é a organização realizada pelos próprios alunos, para o tratamento de temas que abrangem a qualidade da formação do comunicador; a democratização da comunicação; e o combate às opressões.