Sexta tem “Raça” no Metrópolis

Share Button

[h4]Cine Metrópolis exibe pela primeira vez no Estado o filme “Raça”, que retrata a realidade do negro no Brasil, nesta sexta-feira, dia 06. A sessão será acompanhada por debate com o diretor Joel Zito Araújo e a personagem capixaba da película, “Dona” Miúda.[/h4]

(Felipe Puziol de Aquino) Um cantor, uma quilombola e um senador da República. Estes são os personagens principais do filme “Raça”, dos diretores Joel Zito Araújo e Megan Mylan. Em comum, a cor da pele dos três e a luta pela igualdade racial no país que de forma contraditória possui a segunda maior população negra do mundo ao mesmo tempo em que suas universidades e instituições públicas estão tomadas por brancos.

O mineiro Joel Zito (diretor de “A Negação do Brasil” e “Filhas do Vento”) e a americana nascida na Califórnia e criada no Texas, Megan Mylan (vencedora do Oscar 2009 pelo curta “Smile Pink”), resolveram levar a questão racial no Brasil aos cinemas a partir dos debates intensos que tomaram o país sobre as políticas de ações afirmativas adotadas pelo Governo Federal. Quase cinco anos de trabalhos foram necessários para contar estas histórias.

Os diretores do filme. (Divulgação / Espaço Filmes)
Os diretores do filme. (Divulgação / Espaço Filmes)

Netinho de Paula é um dos protagonistas do filme, que relata sua busca por meios de consolidar o canal TV da Gente, composto em sua maioria por funcionários afro-brasileiros. Apesar de seus esforços, a emissora não existe mais, tendo dado lugar a outros canais. Em outra frente da película, o senador Paulo Paim (PT-RS) luta pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. A ativista quilombola Miúda dos Santos, “Dona” Miúda, fecha o trio de personagens, sendo retratada em sua defesa pela posse de terras e pelo respeito às tradições de sua comunidade, em Linharinho, localizada na estrada para a vila de Itaúnas, município de Conceição Barra, ES.

Cine Metrópolis

O longa vem para Vitória após estreia em oito capitais brasileiras e com exibição também em Burkina Faso, país africano. Após a sessão, os espectadores poderão participar de um debate com o diretor Joel Zito e com “Dona” Miúda.

Miúda dos Santos em cena do filme. (Divulgação / Espaço Filmes)
Miúda dos Santos em cena do filme. (Divulgação / Espaço Filmes)

A projeção foi proposta da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes por meio da Secretaria de Cultura, num esforço de “recolocar o Cine Metrópolis no circuito nacional de cinema alternativo”, segundo o secretário Rogério Borges de Oliveira. “Em 2014 vamos projetar o Metrópolis, apoiando o cinema nacional e estadual”, completa.

Confira o trailer:

“Raça” (106 min)

Diretores: Joel Zito e Megan Mylan
Quando: Dia 06 de dezembro, sexta-feira, às 19h30.
Onde: Cine Metrópolis, Ufes, Campus de Goiabeiras.
Quanto: Entrada franca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *