O que pensam os alunos que boicotam o Enade?

[h4]”O principal argumento dos estudantes que boicotam o Enade é que o método de avalição é ineficaz ou feito pela metade.”[/h4]

(Cristian Favaro, Edberg França, Mariana Massariol, Paula Gama e Viviann Barcelos) Na sexta-feira 06 de dezembro, os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Espírito Santo tiveram uma triste notícia: a instituição não poderá abrir novas vagas para esses cursos. Essa foi a decisão tomada pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como base o mau desempenho dos alunos no Enade.

O MEC considera insatisfatórios os cursos com conceito abaixo de 3 – a escala varia de 1 a 5. A oferta de vagas dos dois cursos da Ufes será fechada porque, além de terem ficado no patamar insatisfatório, ainda caíram de conceito.

Mas não é porque as notas foram baixas que os estudantes não dominam o conteúdo. Grande parte dos alunos boicota o Enade, deixando em branco o cartão de respostas. O exame avalia apenas as instituições, por isso, o aluno que vai mal ou deixa em branco não é afetado pelo baixo desempenho.

O principal argumento dos estudantes que boicotam o Enade é que o método de avalição é ineficaz ou feito pela metade, já que avalia instituições apenas pelo desempenho dos estudantes. Para uma avalição completa, o MEC deveria conhecer a Universidade, as salas, professores, projetos de pesquisa e extensão, mas, segundo os estudantes que entrevistamos, isso não acontece.

Vamos entender o que os estudantes pensam do boicote ao Enade? Assista ao vídeo!