Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

[h4]Que tal passar uma semana aprendendo sobre Ciência, Saúde e Esporte de maneiras divertidas? Começa amanhã a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, promovida pelo governo do Estado.[/h4]

Com o objetivo de divulgar as informações do setor tecnológico, serão expostas invenções e oferecidas cerca de 200 atividades, como mostra de vídeos, jogos, oficinas, invenções, palestras e atividades culturais. O tema deste ano é “Ciência, Saúde e Esporte” e a Praça do Papa será o palco da Semana.

1379590_545572278846101_1294787349_nUma das grandes atrações é o balão de ar que será disponibilizado para os visitantes aprenderem  geografia, química, história e física enquanto apreciam a vista aérea de Vitória. O Salão do Inventor Brasileiro é uma mostra de invenções de novos produtos e processos facilitadores do cotidiano da sociedade. Para quem é fã de esporte, as boas pedidas são a Copa ES de Futebol Feminino, aula de MMA (em inglês: mixed martial arts. Em português: “artes marciais mistas”) e boxe, sessão de autógrafo com o lutador Minotauro, roda de capoeira, gincana e palestras com atletas capixabas de repercussão nacional.
Seguindo a programação, haverá Show de Química, Show de Física, Livro Livre e Projeto VerCiência, que apresenta documentários e programas de televisão com produções científicas e tecnológicas no Brasil e no exterior. Outra atividade é o Circuito Metropolitano de Popularização da Ciência, promovido pela Secretaria de Educação de Vitória, que apresenta maneiras divertidas de estudar ciência. A Feira de Inovações Rurais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Mostra de Pesquisas apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), a Mostra de Ciências e Inovação e a Feira de Ciências e Engenharia buscam fomentar criações e pesquisas que usem a ciência, tecnologia e inovação como fundamento.
A Semana alcança desde estudantes a empreendedores em potencial. Para isso, serão apresentadas oportunidades para o inovador se tornar empreendedor, como Innovafindes, Innova World e Incubadoras de Empresas. A Semana também é um momento de troca de experiências, como a presença de inovadores de sete países: Portugal, Hungria, Bósnia Herzegovina, Itália, Ucrânia, Suíça e Rússia.
A programação completa você pode ler no site http://www.semanaestadualct.es.gov.br e confirmar sua presença no evento criado no Facebook.
Em 2012, cerca de 75 mil pessoas visitaram e a estimativa, segundo o site do evento, é que compareçam 100 mil esse ano. A Semana será de 22 a 25 de outubro, na Praça do Papa, em Vitória. A entrada é gratuita.