[h4]A iniciativa partiu da Superintendência de Cultura e Comunicação da instituição e pretende estimular uma nova forma de aprendizado e discursão de temas importantes para a sociedade.[/h4]

Por Ingrid Bastos

Foto: David Protti

Incentivar a educação por meio da cultura e ampliar o acesso ao cinema foram os motivos que levaram a Ufes a estabelecer a gratuidade para que os estudantes da instituição tenham nas sessões do Cine Metrópolis. Com isso, todos os alunos da Ufes podem ter acesso ao cinema apresentando apenas a carteirinha de estudante. A iniciativa partiu da Superintendência de Cultura e Comunicação, visando a estimular outras formaa de aprendizado e discussão de temas importantes para a sociedade.

O Cine Metrópolis é também um instância que incentiva o ensino e a pesquisa, disponibilizando filmes que estão fora do circuito comercial. Apesar da gratuidade ser exclusiva para os alunos da Ufes, o Cinema oferece preços acessíveis para toda a sociedade. De segunda a quinta, os ingressos custam R$ 6,00/inteira e R$ 3,00/meia entrada, já de sexta a domingo R$10,00/inteira e R$ 5,00/meia entrada, informou o coordenador do cinema, Adriani Raimundo

Nesta semana dois longas estão em cartaz: a comédia francesa “Estrelas do Rádio”, que conta a história de Ben, um comediante que acabou se tornando redator de uma emissora de rádio. Junto com seus amigos, ele vive uma divertida aventura na França enquanto tenta salvar a emissora do fracasso de audiência. As sessões são exibidas diariamente às 18 e às 20 horas.

O outro longa é a animação/documentário “Aprovado para Adoção”, vencedora do prêmio Anima Mundi 2013. A obra relata a história do próprio diretor Jung Laurent Boileau, que aos cinco anos foi abandonado pelos pais. A autobiografia reflete sobre sua trajetória difícil na infância e todos os passos do diretor para se tornar cartunista. As sessões acontecem de segunda a domingo às 16h30.

Além disso, o cineclube mantém um calendário de mostras muito movimentado. Até o final do ano estão previstas quatro exibições especiais, sendo que algumas já estão com suas datas confirmadas. A primeira é a Mostra “Tati por inteiro”, que acontece de 14 a 24 de novembro. O evento traz a obra do cineasta francês Jacques Tati, considerado um dos maiores comediantes da história do cinema. Tati por inteiro traz  seis longas-metragens, três curtas e um documentário que apresenta um ‘Tati’ por trás das câmeras, como autor, produtor e diretor.  Ainda no mês de novembro está prevista a Mostra de Cinema Chinês e a 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.

Já de 3 a 7 de dezembro o Cine Metrópolis recebe a IX Mostra Produção Independente – MEU TEMPO É AGORA! – organizada pela Associação Brasileira de Documentaristas do Espírito Santo (ABD Capixaba). A mostra competitiva tem como objetivo premiar as produções locais que se destacaram em 2013, quem tiver interesse pode inscrever curtas-metragens até o dia 25 de outubro no site: meutempoeagora.wordpress.com.