Share Button

(Karla Danielle Secatto e Lila Nascimento)

Graffiti, rap, skate, break, teatro, fotografia são hobbys, um lazer para muitos. E porque não uma atividade profissional? No Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Vitória, jovens de 15 a 29 anos tem a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas e aprender ou desenvolver uma habilidade, que pode ser aplicada profissionalmente.

Kamale Gam nasceu e foi criado em comunidades da periferia na Grande Vitória. Desde 2001 é MC, artista que compõe e canta músicas do hip hop, e com a música faz sua carreira. Hoje, Kamale é o coordenador geral do CRJ e destaca que as políticas para o jovem, para serem aceitas e darem certo, devem ser discutidas com eles. Para isso, foi desenvolvida a Conexão CRJ, reuniões mensais com os jovens para saber quais as oficinas das quais eles gostariam de participar.

“Nós queremos que o Centro de Referência da Juventude seja uma ferramenta que contribua com o crescimento dos jovens e que esteja presente na comunidade. Queremos contribuir com a formação, através das oficinas, gerando oportunidades. Aqui no Estado temos poucos DJs, nós fizemos uma oficina, com ótima aceitação da galera, inclusive com a participação de duas meninas, que resultou em profissionais qualificados para  atuar tanto como DJ de hip hop, como de house,  trance ou techno.”

O espaço ainda apoia eventos de arte, música e cultura urbana, como o “Ritmo Skate e Poesia”, que aconteceu no sábado (15), com a batalha de MC’s e competição de skate, e também trabalha em parceria com o Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (IASES).

O maior público do CRJ, de acordo com o coordenador, são os jovens de periferia. Para lidar com esse público, Kamale considera importante entender e compreender as necessidades e anseios, conhecimento só adquirido quando “se vive a realidade da periferia”.

As pessoas que são contempladas com as iniciativas do CRJ gostam, retornam e recomendam. Na página do facebook e no blog, são vários os elogios e comentários de quem já participou de alguma oficina ou workshop. Objetivo alcançado? Para o coordenador do CRJ, ainda não.

“Os nossos jovens precisam de ídolos, que só surgirão através de ações que incentivem e promovam a cultura, a arte e o esporte. A expressão artística é importante e é necessário valorizar o artista, o esportista… Não há espaço para o artista crescer no Espírito Santo, porque o capixaba valoriza o que vem de fora: gosta de Marcelo D2, mas não aprecia o som local. Eu, como MC, luto para quebrar esse paradigma.”

O CRJ foi inaugurado em 2006, e tem hoje a meta de realizar 500 atendimentos mensais. As atividades oferecidas buscam a convivência, formação, informação e expressão dos jovens.

Atualmente estão ocorrendo oficinas de grafitti, teatro, quadrinhos, capoeira, fotografia, DJ e forró. O espaço, entretanto, oferece também cursos como inglês, parkour, violão, bateria, entre outras e também conta com um estúdio popular para as bandas ensaiarem gratuitamente. Um espaço na luta pela disseminação da cultura urbana.

 

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória - Workshop: maquiagem para Carnaval

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória – Workshop: maquiagem para Carnaval

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória - Oficina de Grafitti

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória – Oficina de Grafitti

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória - Oficina de Grafitti

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória – Oficina de Grafitti

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória - Oficina de Fotografia

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória – Oficina de Fotografia

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória -  Oficina de DJ

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória – Oficina de DJ

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória - Oficina de bateria

crédito: Centro de Referência da Juventude Vitória – Oficina de bateria

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *